22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Fotógrafa italiana convida as pessoas a sonharem

spot_img

Fotógrafa italiana convida as pessoas a sonharem

spot_imgspot_img

A fotógrafa Elena Givone vai fotografar "sonhos' no Circulo Ítalo Brasileiro em Santa Catarina (CIB-SC), neste sábado (19), entre as 10h e 13h. Com uma "lâmpada mágica" nas mãos, em um pequeno estúdio, Elena vai convidar as pessoas a se deixarem fotografar “sonhando”. A intervenção faz parte de sua exposição “Dreams”, que acontece no CIB. Além disso, às 11h a fotógrafa vai fazer um bate-papo sobre o projeto.

Há seis anos Elena Givone percorre o mundo "fotografando os sonhos" de crianças e jovens em situação de vulnerabilidadel: fotografou em favelas de Florianópolis e da Palhoça, numa prisão juvenil de Salvador, Bahia, nos orfanatos de Mandalay, Myanmar e aqueles que sofrem com a seca em Mali. Com a intervenção de sábado, ela quer possibilitar aos visitantes sensações semelhantes às que proporcionou às crianças e jovens pelo mundo afora. “Elas estão em sérias dificuldades e se esqueceram de como é sonhar, esqueceram como é ser crianças e jovens”, relata. “Sábado quero convidar as pessoas a sonharem também”, explica.

Elena Givone

Com um trabalho fotográfico direcionado ao mundo da infância, a fotógrafa Elena vive entre a Itália e o Sri Lanka. Em 2006 ela ganhou o prêmio “Atenção novo talento fotográfico FNAC” com o projeto “Pazi-Mine Sarajevo 2006”, onde retratou jovens nascidos no final da guerra da ex-Iuguslávia. Em Florianópolis, em 2008, Elena iniciou o projeto “Flying Away”. De lá para cá, com o apoio de organizações sem fins lucrativos, percorre o mundo desenvolvendo projetos fotográficos. Seus trabalhos foram expostos em museus como o Fotomuseum, de Wjnterthur, na Suiça e fazem parte de coleções, entre as quais a de Donata Pizzi, exposta na Trienal de Milão e no Palazzo dell’Esposizione em Roma na mostra “L’altro sguardo: Fotografas italianas 1965-2018”, com curadoria de Raffaella Perna. É tem trabalhos publicado em revistas como “Internazionale”, “Io Donna”, “D di Repubblica”, “Sportweek”, “Le Monde”. Recentemente publicou o livro “Dreams from my Magic Lamp”, vencedor do photobook 2015 Emuse. No livro, ela reúne retratos de mais de “cem sonhos” feitos na escola de fotografia “one world foundation", ad Ahungalla, no Sri Lanka.

Serviço:

O que: Intervenção fotográfica e bate-papo sobre a exposição “Dreams”.

Quando: sábado, 19/10

Horário: das 10 h às 13 h – Bate-papo: 11 horas

Onde: CIB-SC, rua dos llhéus, 340 (Praça XV). Centro, Florianópolis

Mais informações pelo telefone: (48) 3223-2352

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img