fique por dentro de floripa

- Gastronomia - Fotógrafas publicam livro sobre a Ostra em Florianópolis

05.09.2019

Fotógrafas publicam livro sobre a Ostra em Florianópolis

05.09.2019
Fotógrafas publicam livro sobre a Ostra em Florianópolis
Foto: Sandra Puente

Obra de Nilva Damian e Sandra Puente será lançada dia 10 de setembro na Fenaostra

A comunhão entre duas fotógrafas experientes, com mais de 20 anos de trabalho voltado para a publicidade e a arte, e uma das grandes vocações da Ilha de Santa Catarina, a ostreicultura, resultou no livro “Ostras Coisas do Mar”, que será lançado no dia 10 de setembro, às 20h, no estande da Fundação Franklin Cascaes da Festa Nacional da Ostra (Fenaostra). A obra de Nilva Damian e Sandra Puente foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e terá parte da edição distribuída no evento, que este ano acontece na praça Fernando Machado, centro de Florianópolis. Os demais exemplares irão para escolas, bibliotecas, instituições culturais e patrocinadores.

No dia seguinte ao lançamento, as autoras terão um encontro com maricultores, também na Fenaostra, quando farão a doação de 30 exemplares a homens e mulheres que vivem do mar e que ajudaram a transformar Florianópolis na maior produtora deste molusco do Brasil. O livro contém um histórico da produção de ostras na região, depoimentos de criadores e produtores, entrevistas com agentes públicos (da UFSC e da Epagri, por exemplo) cujas pesquisas viabilizaram a implantação e expansão da ostreicultura no Estado – e fotos, muitas fotos, que tornam a obra uma viagem por belos recantos, vilas e paisagens da Ilha de Santa Catarina.

Este é o primeiro livro que as duas fotógrafas publicam em conjunto, mas elas já realizaram as exposições “Linhas Poéticas”, apresentada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (RS), e “Reflexos do Passado”, mostra itinerante que homenageou os 270 anos da chegada dos açorianos a Santa Catarina, também apoiada pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.

Nilva e Sandra se definem como “mulheres lutadoras, apaixonadas pela profissão e pelas coisas da Ilha”. No livro “Ostras Coisas do Mar” também aparecem mulheres, como Rita de Cássia Rodrigues e Gioconda Lessing Rosito, que apostaram na maricultura e foram pioneiras, junto com outros produtores, no desbravamento de uma atividade até então pouco valorizada na região.

“O livro é um meio de presentear a cidade, com suas paisagens e pessoas maravilhosas que merecem ser conhecidas”, diz Nilva Damian. Este é um trabalho mais autoral, mais próximo da arte, assim como foram as exposições, e mescla o domínio da técnica com o olhar de quem fotografa com o sentimento. “Estamos num processo de amadurecimento pessoal e profissional importante, e demonstramos com o livro nossa gratidão à Ilha, que tanto nos deu e nos dá”, reforça Sandra Puente.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Sandra Puente nasceu no Chile, cresceu em São Paulo e se formou em Design Gráfico pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP- SP).  Fotógrafa profissional desde 1999, escolheu a fotografia como meio de trabalho e expressão. Reside desde 2001 em Santa Catarina, onde trabalhou como repórter fotográfico para o jornal “O Estado” e fotografou para as principais agências de propaganda e publicidade do Sul do país. Atualmente utiliza sua experiência e talento desenvolvendo fotografias em colaboração com profissionais de artes gráficas e design. Uma dessas parcerias resultou na publicação do livro “Bienal Brasileira de Design” – 2015, em parceria com o Centro de Design Catarina. Desde 2017 vem expondo seus trabalhos autorais fotográficos relacionados à cultura.

Nilva Damian é publicitária formada pela Faculdade Estácio de Sá e fotógrafa profissional desde 1995. Tem em seu portfólio fotos de gastronomia, arquitetura, produtos, moda, editoriais e fotos artísticas femininas.Trabalhou em fotojornalismo como free-lancer e tem trabalhos publicados em revistas de atualidades, educação, economia, moda e comportamento. Foi premiada na Maratona Fotográfica de Florianópolis e organizou concursos sobre a Lagoa da Conceição, onde manteve, por muitos, loja e estúdio.

Há dois anos, Nilva Damian e Sandra Puente uniram suas experiências e sensibilidades para criar a Dois Clicks Fotografia, que atua no mercado de Santa Catarina e do Sul do Brasil.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Último final de semana da 20ª Fenaostra terá concurso Papa Ostras

13.09.2019

Último final de semana da 20ª Fenaostra terá concurso Papa Ostras

Ostradamus Coqueiros valoriza a tradição e oferece pratos de qualidade na Fenaostra 2019

12.09.2019

Ostradamus Coqueiros valoriza a tradição e oferece pratos de qualidade na Fenaostra 2019

Maremonti Trattoria & Pizza promove noite de jantar harmonizado

11.09.2019

Maremonti Trattoria & Pizza promove noite de jantar harmonizado

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.