27.9 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Fotógrafo belga lança livro com as histórias e as paisagens de Rancho Queimado hoje na Alesc

spot_img

Fotógrafo belga lança livro com as histórias e as paisagens de Rancho Queimado hoje na Alesc

spot_imgspot_img

O livro “Rancho Queimado – suas belezas e suas histórias”, do fotógrafo de natureza Philippe Debled, um belga que adotou Santa Catarina há 17 anos, será lançado nesta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

A obra, que tem 140 páginas e é ricamente ilustrado. As trinta localidades de Rancho Queimado – das mais conhecidas, como Taquaras, às mais profundas, como o Poço do Relógio e Navalhas – são retratadas em imagens e texto, com muitas informações que só eram conhecidas pela tradição oral dos velhos habitantes e que não chegaram aos livros de História. Debled entrevistou 50 dos mais antigos moradores da cidade, que deixaram um registro fundamental e muitas vezes surpreendente no livro.

Uma delas é a Dona Traudi, viúva do pastor Silvinho Schneider, que trocou a Paróquia de Santo Ângelo (RS), capital das Missões, pela de Taquaras e trouxe na bagagem as primeiras mudas de morango para o município. O costume de plantar flores na beira da estrada, como hortênsias e azaleias, um dos charmes do município, também foi um dos legados do pastor Schneider à região.

Rancho Queimado guarda também ecossistemas riquíssimos, com florestas nebular e de araucárias, mata atlântica, além de algumas nascentes dos mais importantes rios da região, como Itajaí, Tubarão e Tijucas.

O livro foi viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Tractebel, Costa Sul Pescados e Orsitec e apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e da Pousada Fazenda Pinheiral.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina fica na Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Centro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img