16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Funcultural patrocina obra que relata a história de Florianópolis

spot_img

Funcultural patrocina obra que relata a história de Florianópolis

spot_imgspot_img

No dia 3 de setembro acontecerá o lançamento do livro Desterro, Ilha de Santa Catarina. O evento será realizado às 19h no Museu Histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Souza, localizado à Praça XV de Novembro, 227, no Centro de Florianópolis. A obra, dividida em dois volumes, foi organizada por Gilberto Gerlach, com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funcultural.

O livro ressalta aspectos históricos, antropológicos, sociológicos e artísticos da cidade, com informações sobre o período compreendido entre o século XVI e o século XIX. Os volumes são compostos por 450 ilustrações entre pinturas, desenhos e fotografias, muitas publicadas pela primeira vez. A reconstituição iconográfica oferece destaque à época em que a capital chamava-se Nossa Senhora do Desterro.

Narrativas feitas por aventureiros, cientistas, religiosos, viajantes de várias nacionalidades, poetas permeiam as páginas da obra, que explora com profundidade a história da Ilha de Santa Catarina.

Gerlach nasceu no município de São José, na Grande Florianópolis. O autor participou da realização do livro “Viajantes estrangeiros na Ilha de Santa Catarina”, editado pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina e, em 1998, recriou o Cine York em São José. O escritor é membro da Academia São José de Letras.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img