24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Fundação Catarinense de Cultura adquire novo equipamento para restauração de bens culturais de SC

spot_img

Fundação Catarinense de Cultura adquire novo equipamento para restauração de bens culturais de SC

spot_imgspot_img

O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), ganhou um novo aliado na tarefa de preservar e restaurar obras de valor histórico para Santa Catarina: um microscópio eletrônico de varredura com analisador de raio-x. As informações são da Assessoria de Comunicação da FCC. 

A tecnologia holandesa é capaz de ampliar em até 100 mil vezes a imagem das amostras de obras e esculturas de arte, facilitando a identificação dos elementos e morfologia dos materiais e proporcionando resultados mais precisos e confiáveis do que com o método clássico de análise por reação química.

Um dos projetos que ganhará impulso com a aquisição do equipamento é o que a FCC realiza em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina em busca da autoria de obras datadas do século XIX que fazem parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina (saiba mais). A compra do microscópio representou um investimento na ordem de R$ 270 mil em recursos da FCC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img