22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Fundação Catarinense promoverá oficina gratuita de literatura em Florianópolis

spot_img

Fundação Catarinense promoverá oficina gratuita de literatura em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Diretoria de Difusão Artística, promoverá em Florianópolis, no dia 1º de dezembro, a oficina Palavra Falada. Ministrada pela artista multimeios Silvana Leal, a atividade é voltada a estudantes com faixa etária a partir dos 14 anos, escritores e poetas. Para participar, basta comparecer ao local das oficinas no dia e hora marcados, não sendo necessária inscrição prévia. A realização é uma parceria com a Casa das Ideias Produções Culturais. As informações são da Assessoria de Imprensa da FCC. 

O objetivo principal é revitalizar e dar novos usos à palavra, desenvolvendo o gosto pela leitura e interpretação de poemas, estimulando a criatividade e a capacidade reflexiva e interpretativa dos participantes. O foco é uma aproximação direta com a performance, por meio de várias técnicas que envolvem dança, teatro, literatura e música, rompendo assim com a tradição da poesia declamatória. 

Serão utilizados textos e poemas clássicos da língua portuguesa, bem como de poetas catarinenses e ainda poemas da própria poeta, Silvana Leal, ministrante da oficina. Serão abordados temas como a fala e formatos possíveis de uso da palavra poética; a poesia e sua sonoridade e visualidade.

A oficina Palavra Falada vem sendo desenvolvida por Silvana Leal desde 1995, quando realizou suas primeiras experiências no Hospital Psiquiátrico na Granja do Riacho Fundo (Brasília/DF) em sua formação como Psicóloga. Após a graduação, Silvana decidiu dedicar-se exclusivamente à arte. Desde 1994, é artista multimeios e trabalha com diversas linguagens. Publicou os livros “Erotismo Proibido nos Lábios em palavras e imagens” (Edição de autor, 2001); “todocorpo” (Travessa dos Editores, 2007) e “Palavra Açúcar” (Papaterra, 2012).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img