23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Fundação Municipal de Esportes amplia oferta de prática desportiva para idosos

spot_img

Fundação Municipal de Esportes amplia oferta de prática desportiva para idosos

spot_imgspot_img

A Fundação Municipal de Esportes (FME) ampliou a oferta de prática desportiva para homens e mulheres com 60 anos ou mais. Interessados em fazer aulas de ginástica funcional, hatha yoga e meditação, gratuitamente, no Ginásio Carlos Alberto Campos, no Estreito, devem entrar em contato diretamente com os respectivos professores, Alexandre Cunha e Janete da Silva, no local, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal. 

De início, já está sendo oferecida uma turma de ginástica funcional às 15h das terças e quintas-feiras, com uma hora de duração, para até 25 alunos. Dependendo da demanda, novas turmas podem ser abertas.

A FME busca, com a iniciativa, possibilitar aos idosos um processo de envelhecimento saudável e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, quer oferecer momentos de socialização e confraternização em grupo, e, inclusive, contribuir para a formação da equipe florianopolitana dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), cujas modalidades são canastra, dominó, truco, dança de salão, dança coreografada, bolão e bocha.

Hatha yoga e meditação

A previsão é de que as aulas de hatha yoga, seguidas de meditação, comecem a ser ministradas ainda neste mês de novembro no ginásio, podendo vir a ser oferecidas ao ar livre, em parques públicos. À princípio, serão duas turmas, sendo permitida as escolha do horário pelos primeiros inscritos. As aulas vão acontecer das 16h45 às 18h45 nas segundas-feiras e das 16h15 às 18h15 nas terças e quintas-feiras. Mas haverá ainda uma aula exclusiva de meditação, das 18h45 às 19h45, nas segundas. Cada turma terá, no máximo, dez alunos.
O hatha yoga consiste em práticas de posturas do yoga. E a professora Janete da Silva está empenhada em esclarecer que a modalidade não é elitista nem tem limite de idade, como é de senso comum. Além de tudo, possibilita melhor qualidade de vida aos praticantes.

Voleivó

A formatura da primeira turma do Projeto Voleivó – o voleibol dos avós, de incentivo à prática desta modalidade esportiva pela terceira idade, iniciado em julho pela Fundação Municipal de Esportes – será às 9 horas do dia 12 de dezembro, no Ginásio Carlos Alberto Campos. A iniciativa consiste em aulas gratuitas de voleibol adaptado a pessoas com mais de 60 anos, associado a exercícios para melhora do condicionamento físico.

O ginásio fica na rua Vereador Gercino Silva, 100, no Estreito, próximo ao Estádio Orlando Scarpelli. Os interessados em efetuar inscrições devem apresentar atestado de saúde que declare estar em condições para atividades físicas de baixa intensidade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img