fique por dentro de floripa

- Geral - Futuro dos empregados na zona azul segue em discussão

26.09.2019

Futuro dos empregados na zona azul segue em discussão

26.09.2019
Futuro dos empregados na zona azul segue em discussão
Foto: Divulgação PMF

Uma nova audiência pública com representantes da empresa Dom Parking Estacionamento Ltda, Sindicato dos Empregados no Comércio, que representa os trabalhadores da Zona Azul, e prefeitura de Florianópolis está marcada para o dia 10 de outubro, na sede do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC).

Na audiência de hoje não houve avanços nas negociações. O Município alegou falta de recursos para assumir as dívidas com a dispensa dos 165 trabalhadores, após a rescisão contratual com a Dom Parking, mas até o próximo dia 02 de outubro pretende lançar um novo edital para a contratação de serviços de operação de estacionamento rotativo público pago na capital do estado. A intenção da prefeitura é concluir a licitação em 45 dias e a partir daí promover a contratação imediata de aproximadamente 60 trabalhadores que já atuavam na Dom Parking e em 90 dias contratar outros 90 orientadores e mais 10 supervisores.

O subprocurador-geral do Município Rafael Poletto dos Santos e o secretário de Mobilidade Urbana, Michel de Andrade Mittmann, também informaram que já pediram a execução de uma carta fiança no valor de R$ 307.200,00 (trezentos  e sete mil e 200 reais)pelos repasses que a empresa deixou de fazer ao município pelo contrato de concessão. A sugestão dos participantes foi a Prefeitura usar este valor para pagar as rescisões dos trabalhadores, o que somente será possível com autorização judicial e após passar pela aprovação da Câmara de Vereadores.

A empresa, por sua vez, não apresentou a documentação solicitada pelo Procurador Sandro Sardá,responsável pelo Inquérito Civil, para informar a estimativa de gastos com as demissões, comprovantes do FGTS e INSS dos últimos 24 meses, contrato social da empresa, entre outros. Terá mais cinco dias para protocolar os documentos. No final da audiência afirmou que concedeu férias coletivas de 16/09/2019 a 29/09/2019 aos trabalhadores que estão parados, sem pagamento previsto em Lei ou comunicado ao sindicato, e se comprometeu a pagar as férias e o saldo salarial de setembro até o quinto dia útil do outubro.

A dívida da Dom Parking com a Prefeitura é de R$ 21.000.000,00 (vinte e um milhões de reais). O último valor pago à administração municipal foi em março de 2016. O estacionamento rotativo, em Florianópolis, segue sem cobrança.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Campanha do agasalho incentiva a solidariedade em tempos de coronavírus em Florianópolis

25.05.2020

Campanha do agasalho incentiva a solidariedade em tempos de coronavírus em Florianópolis

OAB/SC lança campanha e faz alerta sobre fraudes que ampliam golpes na pandemia

22.05.2020

OAB/SC lança campanha e faz alerta sobre fraudes que ampliam golpes na pandemia

Dígitro Tecnologia realiza doação de máscaras em Florianópolis

21.05.2020

Dígitro Tecnologia realiza doação de máscaras em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.