spot_imgspot_img
Florianópolis, 15 janeiro 2025

Galeria de Arte da Alesc recebe exposição sobre Itajaí até o dia 27

VariedadesGaleria de Arte da Alesc recebe exposição sobre Itajaí até o dia...
spot_img

Turista argentino impulsiona vendas de bares e restaurantes em Santa Catarina

Pesquisa da Abrasel foi realizada com empreendedores do setor...

Festa das Cores agita o verão no Shopping Itaguaçu 

Evento gratuito para toda a família acontece no sábado,...
spot_img

Compartilhe

Fica aberta até o dia 27, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina,em Florianópolis, a exposição “Porto de Partida”, do artista plástico Wencesslauw. O público poderá conferir a mostra de segunda a sexta-feira, entre 8 e 19 horas.

A exposição reúne 18 telas e 10 gravuras que retratam o porto de Itajaí e a etapa da Volvo Ocean Race, a mais importante corrida de vela de volta ao mundo, disputada na cidade em abril deste ano.

As pinturas em tela com tinta acrílica são parte de uma mostra realizada em 2010 em homenagem aos 150 anos de Itajaí. A temática envolve representações do porto, de guindastes, de navios e de contêineres.

Algumas das telas retratam a regata da 11ª edição da Volvo Ocean Race. Elas começaram a ser produzidas pelo artista exatamente no horário da largada dos barcos de Alicante, na Espanha, em 5 de novembro de 2011.

Wencesslauw baseou sua paleta de cores nas bandeiras de Alicante, da Espanha, do Brasil, de Santa Catarina e de Itajaí. Destaque para as imagens dos molhes da Barra de Itajaí.

Já a série de gravuras feita a partir da técnica de serigrafia trata apenas da etapa catarinense da maior regata de volta ao mundo. O trabalho explora o círculo cromático, com combinações das cores primárias, secundárias e complementares.

Foto: Eduardo Guedes de Oliveira