19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Gastronomia de Florianópolis será apresentada à Unesco no Japão

spot_img

Gastronomia de Florianópolis será apresentada à Unesco no Japão

spot_imgspot_img

Florianópolis será apresentada à Rede Mundial de Cidades Criativas, na próxima semana em Kanazawa, no Japão.  Da Capital, embarcam para o encontro, nesta sexta-feira, 22, representantes do setor e da Prefeitura para apresentar Florianópolis em um único momento, onde terão quatro minutos para demonstrar qual será o impacto dessa certificação na cidade.

A eaquite da prefeitura terá que convencer a rede da Unesco, que conta com 69 cidades de todas as regiões do mundo, por que Florianópolis merece ser a sede do encontro em 2017.

No Japão

O evento acontece de 25 a 28 de maio, na cidade de Kanazawa, no Japão, e servirá para a apresentação das 28 novas cidades que foram incorporadas à Rede Mundial em novembro de 2014, entre elas as brasileiras Florianópolis, na Gastronomia, e Curitiba, na categoria Design, totalizando 69 cidades de 32 países.

Todos os representantes destas cidades serão desafiados a provar por que a sua é digna da certificação em sua categoria e o que irá ser feito nos próximos anos para melhorar ainda mais o setor da qual ela recebeu destaque.

A comitiva da Capital está levando fôlderes com a descrição do programa de ações e apresentação da cidade.

 A certificação

Durante cinco anos, uma equipe do FloripaAmanhã e parceiros da cidade trabalharam para atender a todos os requisitos da Unesco e conseguir a inclusão da Capital na Rede de Cidades Criativas. Tiveram de levantar, entre tantos aspectos, qual a oferta, a demanda, os diferenciais de Florianópolis na área da gastronomia e as pesquisas científicas realizadas neste âmbito, além de provar que há um crescimento contínuo no setor.

A joia da culinária da Capital, que será reconhecida mundialmente, é a ostra. E não é por acaso: a cidade é responsável por 80% da produção nacional de ostras em cativeiro.

Prato tradicional e renovado

Ainda na onda da certificação, 15 chefes renomados estão preparando o que seriam os pratos tradicional e renovado que têm a cara de Florianópolis. Os chefes já escolheram, mas uma pesquisa no site do FloripAmanhã pretende comparar este resultado à opinião da população.

O resultado será conhecido no dia 30 de junho, em um evento gastronômico. Para participar da pesquisa, basta clicar NESTE LINK.

O que esperar da certificação

Veja algumas mudanças que podem ocorrer na área com o título de Cidade Criativa no segmento da gastronomia:

 incremento da autoestima aos empresários do setor;

maior visibilidade mundial como destino qualificado na área;

oferta gratuita de capacitação;

estímulo de pesquisas científicas voltadas para gastronomia;

maior exigência no atendimento e na qualidade dos serviços prestados;

aumento no número de feiras gastronômicas e eventos de capacitação e estudo na área;

desenvolvimento do observatório da gastronomia – uma plataforma de dados e informações sobre oferta e demanda, pesquisa e desenvolvimento, promoção, cooperação, prospecções e análise de oportunidades.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img