18.9 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

General Motors, BRF, Toyota, ENGIE e WestRock estão entre as vencedoras do 29ª Prêmio Expressão de Ecologia 

spot_img

General Motors, BRF, Toyota, ENGIE e WestRock estão entre as vencedoras do 29ª Prêmio Expressão de Ecologia 

spot_imgspot_img

Na tarde desta sexta-feira, 04 de agosto, a Editora Expressão entrega o Troféu Onda Verde aos projetos vencedores do 29º Prêmio Expressão de Ecologia. Ao todo, 26 projetos de 22 empresas serão reconhecidos pelas ações em prol do meio ambiente. Entre as campeãs estão grandes organizações como General Motors, BRF, Toyota, ENGIE, WestRock, Ciser, Tupy, Nugali e outras.

A GM, BRF e WestRock se destacam ainda por conquistar o Troféu Onda Verde em duas categorias. A General Motors é vencedora nas categorias Educação Ambiental – Setor Privado e Conservação de Água – Setor Automotivo. A BRF leva o prêmio por projetos inscritos em Bem-estar Animal e Conservação de Água – Setor Alimentício. A WestRock garantiu o reconhecimento por iniciativas em Turismo e Qualidade de Vida, e Manejo Florestal Sustentável.

A solenidade de premiação ocorre a partir das 14h no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e integra a programação do Fórum de Gestão Sustentável 2023. Esta edição marca ainda a comemoração de 30 anos do Prêmio, criado em 1993, e que se consolidou como o mais longevo e importante reconhecimento ambiental no segmento empresarial, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Durante o encontro também será lançada a Revista Expressão 2023 com especial sobre os 30 anos do Prêmio Expressão de Ecologia e matérias sobre os projetos vencedores desta edição. O Fórum terá apresentação de palestras, cases e vídeos socioambientais de corporações que colaboram com o desenvolvimento sustentável do país.

O Prêmio

Realizado há três décadas, o Prêmio Expressão de Ecologia divulga e dissemina os esforços de empresas e instituições que criam iniciativas para diminuir os impactos da poluição no meio ambiente e contribuir para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental. O concurso é aberto a empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs e entidades de classe com sede ou atuação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a Rio 92, a conferência da ONU que inaugurou uma nova era ambiental. Em 30 anos de existência, registra 3.279 projetos inscritos de organizações que fazem a diferença na conservação do meio ambiente.

Os vencedores deste ano

Categoria: Agropecuária / Organização Vencedora: Epagri
Projeto: Guardiões de Sementes
Resumo: A Epagri cria um espaço em comunidades rurais, escolas e em outros locais para debater a importância e a conscientização do uso de sementes crioulas e da diversidade e preocupação com as futuras gerações. As sementes crioulas são de fundamental importância para garantir a segurança e soberania alimentar dos povos.


Categoria: Bem-Estar Animal / Organização Vencedora: BRF
Projeto: Eliminação do manejo de mossa em suínos
Resumo: O projeto tem como objetivo incentivar a integração BRF a adquirir as próprias usinas fotovoltaicas de maneira adequada (equipamentos de ponta e com dimensionamento adequado), para contar com uma fonte energética totalmente limpa.

Categoria: Conservação da Vida Silvestre / Organização Vencedora: SEMA Barueri
Projeto: Cetas Barueri: o processo de construção de uma política pública de conservação da fauna silvestre
Resumo: Com início em 2011, o objetivo é recepcionar, triar, reabilitar e destinar animais silvestres resgatados e apreendidos. O Cetas Barueri já atendeu mais de 11 mil animais provenientes de 80 municípios em quatro estados.


Categoria: Conservação de Água (Setor: Tintas) / Organização Vencedora: AkzoNobel
Projeto: Água: Essência da cor
Resumo: A divisão de Tintas Decorativas da AkzoNobel instituiu em 2017 a iniciativa “Água: Essência da Cor”, com um conjunto de medidas que ajudam na conservação do meio ambiente e de recursos naturais para as gerações futuras.

Categoria: Conservação de Água (Setor: Alimentício) / Organização Vencedora: BRF
Projeto: Projeto de Redução de Consumo de Água no Processo de Higienização de um Frigorífico de Aves.
Resumo: O projeto teve início em janeiro de 2022 com o objetivo de reduzir o consumo de água no processo de higienização da fábrica. A unidade da BRF Capinzal (SC) iniciou um trabalho com equipe multidisciplinar nos setores produtivos da empresa, onde o principal resultado foi a redução de consumo de 600.000 litros de água por dia nos processos de higienização do frigorífico.

Categoria: Conservação de Água (Setor: Automotivo) / Organização Vencedora: General Motors
Projeto: Soluções sustentáveis para redução do consumo de água nos processos produtivos
Resumo: Em 2020, a General Motors lançou objetivos globais e caminha rumo a um futuro mais sustentável. Um desses princípios foi reduzir o consumo de água nas operações em 35% até 2035 em relação à linha de base de 2010.

Categoria: Conservação de Energia / Organização Vencedora: Ciser
Projeto: Eficiência energética e redução da emissão de carbono em sistema de exaustão inteligente
Resumo: A Ciser investiu na instalação de Sistema de Exaustão Inteligente na unidade de Araquari (SC) que permite controlar, em tempo real, a potência dos exaustores que retiram os gases gerados durante o processo de conformação das porcas, enviando-os para tratamento onde os compostos são neutralizados antes de serem lançados na atmosfera. A companhia reduziu 40,1% o consumo de energia elétrica dos exaustores e de 86% a emissão de CO²eq, projetado em um ano.

Categoria: Conservação de Recursos Minerais / Organização Vencedora: Tupy
Projeto: Desenvolvimento de alternativa para substituição parcial do coque na fundição de ferro
Resumo: O projeto apresenta uma iniciativa de sucesso para conservação dos recursos minerais por meio da reciclagem de briquetes de carbono (“coque reciclado”), desenvolvido na Planta Joinville (SC), que trouxe resultados e ganhos ambientais importantes.

Categoria: Conservação de Recursos Naturais / Organização Vencedora: Biosistêmico
Projeto: Conexão Mata Atlântica: Geração de Valor Socioeconômico e de Serviços Ambientais na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar
Resumo: O Projeto Conexão Mata Atlântica tem como objetivo o aumento da proteção da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas. Teve início em 2018 e apresenta resultados expressivos em relação ao uso do solo e práticas de produção sustentáveis aplicadas à agricultura na região.

Categoria: Controle da Poluição (Setor: Têxtil) / Organização Vencedora: Bella Janela
Projeto: Purificador de ar Klean
Resumo: O equipamento Klean foi instalado com a finalidade de realizar a purificação do ar através da precipitação eletrostática. Com esse equipamento, os gases emitidos pela rama que contêm uma mistura de poluentes passam pelo sistema, onde são separadas as cargas sólidas dos gases, e os resíduos sólidos podem ser reaproveitados para produção de detergentes, sabão, e outros.

Categoria: Controle da Poluição (Setor: Eletroeletrônico) / Organização Vencedora: Robert Bosch
Projeto: Neutralidade de Carbono na América Latina
Resumo: Em 2020, a Bosch atingiu a meta de neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em suas localidades ao redor do mundo. Para isso, priorizou 5 pilares de atuação: melhorar eficiência energética; geração de energia renovável; compra de energia verde; compensação de CO2; e comunicação.

Categoria: Educação Ambiental – ONG / Organização Vencedora: ViraSer
Projeto: EducaViraSer
Resumo: O EducaViraSer é parte do ViraSer, solução estruturante de logística reversa, e tem como objetivos engajar municípios para a correta gestão de resíduos. Conta com oficinas, mobilização de geradores, produção de conteúdo, além de criar condições para o correto descarte pela população.

Categoria: Educação Ambiental – Setor Privado / Organização Vencedora: General Motors
Projeto: Educando a Comunidade – Sustentabilidade na Prática
Resumo: O projeto é realizado por todas as fábricas da General Motors do Brasil e os temas abordados são alinhados com o conteúdo programático das escolas. O objetivo é conscientizar os estudantes quanto aos cuidados com o meio ambiente, o descarte correto dos resíduos, redução no consumo de água e a importância das árvores, relacionando com as ações de sustentabilidade de uma automobilística.

Categoria: Educação Ambiental – Setor Público / Organização Vencedora: Escola Aldo Câmara da Silva
Projeto: Projeto Escola Lixo Zero: a revolução começa aqui
Resumo: O projeto iniciou a partir das discussões constitutivas do componente curricular de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Fabiana Nogueira Caetano Mina, na turma de 9º ano do ensino fundamental, em 2019. A ideia extrapolou os muros escolares e tornou-se um projeto que deu à Escola o título nacional de Primeira Escola Lixo Zero do Brasil.

Categoria: Energias Limpas / Organização: CETRIC
Projeto: Ecoparque Bioenergético Grupo Cetric
Resumo: O projeto é desenvolvido no município de Chapecó/SC com o objetivo de buscar constantemente a sustentabilidade por meio da economia circular, já que com a disposição final dos resíduos obtém-se matérias-primas como gases. A CETRIC realiza a captação destes gases para reaproveitamento como energia elétrica ou como combustível.

Categoria: Gestão Ambiental / Organização Vencedora: Portonave
Projeto: Gestão ESG
Resumo: A Portonave tem o compromisso com a excelência operacional e promoção do desenvolvimento sustentável, por meio das melhores práticas no que tange à qualidade, ao respeito ao meio ambiente, à segurança e a governança e integridade. Para isso, busca manter altos níveis de produtividade com o equilíbrio dos controles, ações e análise sistêmica que se faz viável por meio de uma sólida gestão ESG.

Categoria: Gestão de Unidade de Conservação (Prêmio Especial) / Organização Vencedora: RPPN Catarinense
Projeto: Apoio na Elaboração de Planos de Manejo para RPPNs em Santa Catarina
Resumo: Durante o período de 2011 a 2022, a RPPN CATARINENSE traçou uma força tarefa para a elaboração dos Planos de Manejo de RPPNs no estado, o que contribuiu para o manejo adequado destas importantes unidades de conservação privadas, para o aprimoramento da qualidade ambiental e estado de conservação, efetivando os objetivos para as quais foram criadas.


Categoria: Manejo Florestal Sustentável / Organização Vencedora: WestRock

Projeto: Preservação da biodiversidade em áreas de alto valor de conservação

Resumo: A WestRock, no último ano, identificou e realizou a manutenção de três Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), exclusivas para a conservação da fauna e da flora. As AAVCs WestRock são importantes para manter um grande corredor ecológico de 100 mil hectares em Santa Catarina, pois possuem conectividade direta com áreas nativas de outras propriedades.

Categoria: Reciclagem (Setor: Eletrodomésticos) / Organização Vencedora: Electrolux
Projeto 1: Economia Circular – Resíduos
Resumo: O projeto tem como objetivo priorizar a reciclagem dos resíduos gerados e fomentar a Economia Circular com o uso de materiais que seriam descartados no processo de produção de eletrodomésticos. Com isso, deixaram de ser destinados 110 toneladas de resíduos anualmente para coprocessamento ou aterro sanitário. Em dezembro de 2021, o percentual de reciclabilidade de resíduos na unidade foi de 98,23%.

Projeto 2 (Electrolux): Serviço de Coleta e Descarte Consciente
Resumo: O objetivo do projeto é oferecer ao consumidor um serviço de logística reversa que permita descartar o eletrodoméstico antigo ao mesmo tempo em que recebe o novo em casa. É uma solução simples que garante que o descarte aconteça de forma sustentável. Desde o início do projeto, em fevereiro de 2022, 250 eletrodomésticos foram recolhidos e destinados à reciclagem.

Categoria: Reciclagem (Setor: Têxtil) / Organização Vencedora: Flexicotton
Projeto: Fabricação de produtos de higiene pessoal com a utilização de 100% de matéria-prima de algodão proveniente de resíduos da indústria têxtil
Resumo: A Flexicotton promove o reaproveitamento do resíduo de fibras curtas de algodão proveniente das indústrias têxteis, que após processo de branqueamento, compõe 100% da matéria-prima de algodão para fabricação de produtos de higiene pessoal. Somente em 2021, a prática proporcionou o desvio de cerca de 4 mil toneladas desse resíduo de aterros, gerando economia circular e reciclagem.

Categoria: Reciclagem (Setor: Automobilístico) / Organização Vencedora: Toyota
Projeto: Upcycling – Produção de Próteses Ortopédicas com Reaproveitamento de Alumínio dos Motores Toyota
Resumo: A Toyota do Brasil e a Revo, empresa de soluções em próteses ortopédicas, e a Techtools, que investe e fornece soluções de saúde, desenvolveram este projeto que aproveita excedentes de alumínio da fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes de motores da Toyota. Antes enviado à reciclagem, agora esse alumínio recebe um destino mais nobre: é utilizado para a fabricação de próteses para pessoas amputadas.

Categoria: Reciclagem (Setor: Alimentício) / Organização Vencedora: Nugali Chocolates
Projeto: Embalagens 100% Biodegradáveis
Resumo: A Nugali teve como objetivo substituir os plásticos metalizados de baixa reciclabilidade por biopolímeros 100% biodegradáveis. A embalagem 100% biodegradável é composta de matérias-primas não-tóxicas, se biodegrada completamente em média de 4,5 anos, e não polui o ambiente. Resultou em uma redução de 80% na emissão de plásticos de baixa reciclabilidade.

Categoria: Resíduos Sólidos / Organização Vencedora: Gomes da Costa
Projeto: Programa Resíduo Zero Gomes da Costa
Resumo: O objetivo do Programa Resíduo Zero é alcançar a meta de 100% dos resíduos não perigosos valorizados, eliminando o envio desta categoria de resíduos para aterro. A aplicabilidade deste programa é para todas as unidades produtivas e escritórios da Gomes da Costa, que conta com uma série de ações de gestão correta de resíduos e eliminação de sobras.

Categoria: Tecnologia / Organização Vencedora: Engie Brasil Energia
Projeto: Proteção à Ictiofauna – Desenvolvimento de técnicas de controle e estudos da espécie Pimelodus maculatus no tubo de sucção e jusante da UHE Machadinho
Resumo: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras para reduzir a entrada de peixes no tubo de sucção de usinas hidrelétricas. Para isso, foi criado o Piscis, software dedicado de operação autônoma, voltado para o monitoramento, contagem, análise de atividade e volume de biomassa de peixes no interior do tubo de sucção. Até o momento, não há tecnologia similar disponível no mercado.

Categoria: Turismo e Qualidade de Vida / Organização Vencedora: WestRock
Projeto: Florestas que contam histórias: Preservação de valores culturais e históricos na Gruta Santa Emídia
Resumo: A Gruta Santa Emídia, localizada em uma floresta nativa WestRock em Três Barras (SC), é reconhecida como uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC). A WestRock monitora a conservação da Gruta e, todos os anos, toma medidas para mitigar riscos de degradação e preservar essa área tão importante para a região do Contestado.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img