fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Geração de emprego e crescimento econômico em +100 cidades de Santa Catarina: confira o impacto do Salto Aceleradora de MEIs

19.02.2021

Geração de emprego e crescimento econômico em +100 cidades de Santa Catarina: confira o impacto do Salto Aceleradora de MEIs

19.02.2021
Geração de emprego e crescimento econômico em +100 cidades de Santa Catarina: confira o impacto do Salto Aceleradora de MEIs
Foto: Divulgação

 

Sebrae e Impact Hub Floripa, realizadores do programa, apresentam os principais resultados da edição 2020

O Salto Aceleradora de MEIs é o primeiro e maior programa de aceleração para microempreendedores do Brasil. Realizado pelo Sebrae em parceria com o Impact Hub Floripa, a iniciativa divulga para a comunidade os resultados da edição 2020 através de um Relatório de Impacto, celebrando o encerramento de um ciclo e anunciando as novidades para 2021.

 

A pandemia e o isolamento social pegaram todos desprevenidos. A taxa de empregos formais caiu e o trabalho informal aumentou, tornando cada vez mais importantes as iniciativas focadas no desenvolvimento do microempreendedor, para estruturação e formalização do seu negócio. Junto a esse cenário, um outro dado ganhou destaque: hoje já existem mais de 10 milhões de Microempreendedores Individuais. São brasileiros que viram a oportunidade de dar uma vida melhor às suas famílias e colocaram em prática suas ideias e habilidades.

 

Com o objetivo de ajudar esses MEIs a crescerem, o Salto propõe uma metodologia inovadora e totalmente adaptada para o pequeno negócio. São 10 semanas de formação gratuita nas quais os participantes vivenciam uma jornada que combina oficinas, conteúdos, mentorias e muita interação no desenvolvimento de uma rede de networking sólida.

Assim como muitos negócios, a iniciativa também precisou se adaptar devido à pandemia: o time, o conteúdo e a metodologia foram reestruturados para o ambiente digital - tudo isso com o objetivo de contemplar o público alvo que se encontrava ainda mais vulnerável nesse momento. Essa adaptação rompeu fronteiras e permitiu a expansão do programa nacionalmente com o apoio do Sebrae, chegando a mais de 100 cidades de Santa Catarina e do Amazonas - de forma 100% online.

 

Foram ao todo 4281 inscrições e o programa conseguiu impactar 1689 famílias. Mas os bons resultados não param por aí. Confira só:

Esses e mais dados estão disponíveis em um Relatório de Impacto que pode ser conferido em bit.ly/saltoimpacto2020.

Para 2021 a expectativa é trazer o que de melhor foi feito nessa última edição, com a possibilidade de realização do Salto em qualquer localidade nos formatos online ou híbrido. 

“Fechamos com chave de ouro a edição de 2020. Hoje o MEI ainda é a categoria de empresários que menos recebe apoio. Com esse programa conseguimos repassar conteúdos relevantes para o desenvolvimento dos seus negócios e de seu comportamento como empreendedor.” afirma Paulo Rocha, Gerente de Desenvolvimento Regional do Sebrae/SC.

Sobre o programa

A Metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma online, prezando pela segurança dos participantes. 

Sobre o Sebrae

O Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade civil sem fins lucrativos que trabalha pelo desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. 

 

Sobre o Impact Hub Floripa

O Impact Hub é uma rede global de apoio a empreendedores que querem impactar o mundo positivamente. Esse apoio se dá através de: espaços de trabalho compartilhados, onde esses empreendedores de encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam; de eventos inspiradores que geram conteúdos relevantes e promovem o networking; e de programas inovadores que buscam educar e acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento socioeconômico. São mais de 17 mil membros no mundo e aproximadamente 1 mil localmente. Na Grande Florianópolis existem três unidades, no Norte da Ilha e centro, na capital catarinense, e no Pedra Branca, em Palhoça. 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

NET TV: confira os planos da NET em promoção

03.03.2021

NET TV: confira os planos da NET em promoção

Combustíveis puxam alta da inflação em fevereiro, mostra índice da Udesc Esag

03.03.2021

Combustíveis puxam alta da inflação em fevereiro, mostra índice da Udesc Esag

Nova unidade da Smart Fit promete movimentar a Beira Mar Norte

02.03.2021

Nova unidade da Smart Fit promete movimentar a Beira Mar Norte

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.