A exposição ”Glaucia Olinger – Obras Recentes’, com curadoria de Fernando Lindote, será aberta nesta segunda-feira, 20, às 19h, na Helena Fretta – Galeria de Arte, no Centro de Florianópolis, e ficará aberta à visitação pública até o dia 10 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.
A mostra é composta por 20 telas, nove maquetes e uma instalação. Não há horizonte, nem uma atmosfera segura para as personagens. O quadro é de incomunicabilidade, solidão e estranheza.
Segundo Glaucia, a intenção da mostra da coleção de maquetes, que apresentam objetos retratados nas pinturas, é provocar mais uma possibilidade de leitura da exposição. A instalação recria parte do ambiente do ateliê da artista, com livros e vídeos.
Esta é a primeira individual da artista. Antes dessa série, Glaucia idealizou e participou de coletiva no Centro Cultural Brasil e Espanha com o grupo Opus 8, durante oficina com o artista Rubens Oestroem.
Nascida em Florianópolis, onde vive, a artista é advogada de formação e autodidata em artes plásticas. Dedica-se ao estudo da arte contemporânea desde 1999. Foi aluna do professor Charles Watson, coordenador do Departamento de Pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, do Rio de Janeiro, e de Agnaldo Farias, curador da Bienal de Artes de São Paulo. Frequentou cursos de arte contemporânea na França, Itália, Suíça, Inglaterra e Nova York.
A Helena Fretta Galeria de Arte fica na Rua Presidente Coutinho, 532, Centro.