Onze vezes Glóbulo
Agencia catarinense emplaca onze marcas no conceituado “Logo Design” da editora alemã Taschen. A conquista surpreendente da Glóbulo Célula Criativa confirma que o método de trabalho ousado e personalizado da agência é um caminho certo para o desenvolvimento de marcas de sucesso
A Glóbulo Célula Criativa, agencia de Florianópolis, acaba de conquistar um feito internacional de grande relevância para o mundo do marketing. De forma surpreendente a agencia que está no mercado desde 2004 emplacou nada menos que onze marcas no respeitado anuário de marcas e logos da Taschen, a editora que há quase 30 anos dita as tendências de design no mundo. “As marcas nos foram solicitadas ano passado pela Taschen, aí as enviamos sem muitas pretensões, imaginávamos emplacar uma ou outra”, explica Alex Lima, diretor de Marketing da Glóbulo. Mas, ao receber o anuário no final do mês de março a surpresa foi grande, onze marcas desenvolvidas pela Glóbulo estavam distribuídas nas quase 400 páginas do livro que apresenta marcas desenvolvidas em todo o planeta e selecionadas por uma renomada equipe de designers. “Para quem, como nós, trabalha com marcas, esta é uma grande conquista. Somos a única agência de Santa Catarina a ter projetos publicados na Taschen. Ter uma marca já seria uma grande conquista, 11 marcas, sendo a maioria desenvolvidas para empresas catarinenses, é um grande reconhecimento”, explica Alex Lima.
Em Santa Catarina, além da Globulo, a designer Lya Zumblick, que atua como freelancer e em editoras, também teve logos registradas nesta publicação da Taschen. E esta não é a primeira vez que a designer de Florianópolis tem o reconhecimento internacional. No segundo volume do Logo Design, de 2009, Lya foi pioneira em Santa Catarina e também teve marcas publicadas. “Há anos acompanho a Taschen com certa idolatria por ser uma das principais referências do design de marcas mundial. Ter trabalhos meus publicados, em duas oportunidades, é um grande reconhecimento”, aponta Lya Zumblick.
Ao todo o Brasil teve 25 as agencias ou designers registrados neste cobiçado espaço que traz 1671 logos divididos por segmentos: agencias de publicidade, eventos e entretenimento, mídia, musica, moda, tendências de moda, serviços, negócios, alimentação e instituições públicas e privadas. Entre as marcas que a Glóbulo emplacou no anuário está a catarinense Blueticket, um site de vendas de ingressos online. “Ficamos realmente muito contentes ao saber da inclusão da marca da Blueticket no livro da Taschen, pois se trata de uma publicação mundial que nós mesmos por muitas vezes consultamos para verificar as tendências de criação de logomarcas. Sabendo assim do respeito e visibilidade que a publicação tem, ficamos ainda mais confiantes de que o trabalho de criação da nossa nova marca foi feito com sucesso”, diz Diogo Kleinubing, diretor Executivo da Blueticket. Já para Aruã Carazzai Condeixa , sócio da Clamber Investimentos, afiliada da XP Investimentos, “é muito importante o conceito da marca, a identidade e as diferentes formas de interação com o ambiente e o mercado. A logomarca vem demonstrar esses três pilares em forma de arte. Foi com muitas conversas e debates entre as duas empresas que esta marca foi construída . A Clamber agradece a parceria que a Glóbulo proporcionou, sem ela não teríamos a cara que temos hoje.“
Além da Blueticket e da Clamber, as marcas da Glóbulo que emplacaram no “Logo Design” foram: Baguetto, Skyhill, Habitá Saladas, Grão Salute, BraBo Smart Power, Biarritz Residence, Progic, Reaktion e a marca da própria agencia Glóbulo.
A editora Taschen tem sede na Alemanha e seu editor geral é um brasileiro, Julius Wiedeman, carioca que já morou no Japão onde foi estudar design e há dez anos está na editora onde foi contratado para coordenar e editar as famosas e respeitadas publicações de pop culture. Por lá, desenvolve o programa de títulos nas áreas de propaganda, graphic design, web, animação assinando publicações como Illustration Now!, Advertising Now, Logo Design e Brand Identity Now!.
A Glóbulo Célula Criativa está no mercado desde 2004, e define-se como uma empresa voltada a criação e gestão de marcas que esbanja ousadia e apega-se a todos os sentidos possíveis para atingir resultados inovadores no mercado. Com uma carteira de clientes que ultrapassa as fronteiras de Florianópolis, onde está a sua sede, a equipe criativa da agencia tem em seu portfólio trabalhos para segmentos diferentes do mercado, passando por alimentação, consultoria, entretenimento, educação, energia, entretenimento, financeiro, imobiliário, indústria, projetos, serviços, sistemas, tecnologia e turismo. Este vasto leque de frentes de trabalho e uma relação extremamente diferenciada com o cliente fazem da Globulo uma agencia de destaque no criativo, exigente e mutante mercado do marketing e design. “Pensamos não só na criação de uma marca, mas na gestão desta marca e todos os possíveis pontos de contato com o cliente e, para resultados eficientes, as ferramentas podem ser as mais diversificadas, fugindo, muitas vezes, da publicidade tradicional”, explica Alex Lima, diretor de Marketing da Glóbulo Célula Criativa,