20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Governador lança Arena Sapiens em Florianópolis

spot_img

Governador lança Arena Sapiens em Florianópolis

spot_imgspot_img

O governador Luiz Henrique esteve, na manhã de quarta-feira (25), no Sapiens Parque, no Norte da Ilha, para o lançamento da Arena Sapiens, um complexo multitemático que vai reunir áreas de Lazer, Eventos, Esporte, Inovação, Meio ambiente e Cultura na Capital catarinense. Na oportunidade, o governador formalizou parcerias para a viabilização do complexo, como a assinatura de um convênio para o monitoramento ambiental da área do Sapiens Parque e um convênio com a Federação Catarinense de Automobilismo para a realização do Desafio das Estrelas, além do contrato para utilização da Arena Sapiens, que passará a abrigar, a partir de 2011, o Planeta Atlântida, evento promovido há mais de dez anos pelo Grupo RBS de Comunicações no Estado.

No local, será realizado, no final de semana, a nova edição do Desafio Internacional das Estrelas, competição de kart que reunirá estrelas mundiais do automobilismo, como o piloto brasileiro Felipe Massa; o ex-campeão mundial da Fórmula-1, o alemão Michael Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello, entre outros pilotos. A área do complexo vai abrigar também o futuro centro de multiuso, a ser construído no local em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e recursos do Governo Federal. De acordo com o presidente da Federação, Jairo Albuquerque, a qualidade da pista construída no local é uma referência de padrão mundial e que vai contribuir para manter o evento em Santa Catarina.

Luiz Henrique enfatizou, durante seu pronunciamento que, ao assumir a chefia do Executivo no primeiro mandato, resolveu enfrentar o desafio de quebrar o estigma da sazonalidade do Turismo na Capital. “Minha preocupação era com o turismo de massa, que enche a Capital no verão e deixa vazia a cidade no restante do ano. Queremos garantir grandes espetáculos para Florianópolis ter ocupação o ano inteiro e justificar novos investimentos hoteleiros”, disse o governador. Ele relacionou várias dificuldades para implementar o turismo de qualidade e considerou a demora na construção de um novo aeroporto da cidade como o “grande nó” para a dinamização do turismo em Florianópolis.

O prefeito da Capital, Dário Berger, agradeceu em seu discurso a parceria e o apoio do governador Luiz Henrique em obras importantes para o desenvolvimento da cidade. “Esta é uma parceia jamais vista na história de Florianópolis. A Arena chega no sentido de agregar valor a um projeto maior que é o Sapiens Parque e que está se tornando realidade para fazer de Florianópolis a Capital da Inovação”, disse o prefeito.

O presidente do Sapiens Parque, Saulo Vieira, agradeceu o empenho dos parceiros envolvidos na tarefa de tornar viável a Arena Sapiens. “É uma área do povo catarinense, de entretenimento e cultura que vai contribuir para ampliar ainda mais o apelo turístico da cidade”, disse ele, observando que a determinação do governador para dar o novo equipamento turístico para Florianópolis “foi cumprida com garra e vontade de fazer, superando uma a uma as dificuldades burocráticas”. O secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter José Gallina, destacou os investimentos do Governo do Estado na Capital para torná-la um destino turístico internacional. “Hoje o mundo inteiro conhece Florianópolis”, ressaltou.

O presidente da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), professor Carlos Alberto Schneider, observou que a inovação é o grande diferencial nas ações a serem desenvolvidas na Arena Sapiens. Para Schneider, as exigências ambientais para a viabilização do Sapiens Parque estão sendo cumpridas “com alegria” com a implementação da primeira etapa do monitoramento ambiental. Segundo ele, o controle das informações sobre os níveis dos rios, condições meterorológicas e outros aspectos será feita de forma automática com o uso da tecnologia. “Estamos saindo na frente deste processo, com todo respeito ao meio ambiente, e a Arena vai funcionar como um laboratório de pesquisa para desenvolver novos conhecimentos”, salientou.

O contrato assinado com o grupo Rede Brasil Sul de Comunicações prevê a realização, a partir de 2011, do Planeta Atlântida, evento de música e cultura que costuma reunir anualmente cerca de 70 mil pessoas em dois dias de apresentações. O diretor geral do Grupo RBS no Estado, Marcos Barboza, disse que o local atual do evento comporta um público de cerca de 35 mil pessoas por dia em uma área de 62 mil metros quadrados. Com uma área de 84 mil metros quadrados, a Arena Sapiens poderá abrigar um público de 100 mil pessoas nos dois dias do evento.

Dentre as autoridades que participaram da solenidade estavam o secretário de Estado da Comunicação, Derly Anunciação; o presidente da Codesc, Miguel Ximenes, e o deputado estadual Renato Hinnig.

Por Jornalista Evandro Baron

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img