22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Governador Raimundo Colombo prestigia a procissão de Nosso Senhor Jesus dos Passos

spot_img

Governador Raimundo Colombo prestigia a procissão de Nosso Senhor Jesus dos Passos

spot_imgspot_img

Milhares de pessoas demonstraram fé e emoção, neste domingo (10), durante a procissão de Nosso Senhor Jesus dos Passos, que celebra a paixão de Cristo e é um dos principais eventos católicos de Florianópolis. O fiéis acompanharam o andor que transportou a imagem da Catedral de volta para seu local de origem, junto à Capela do Menino Deus, no Hospital de Caridade. O governador Raimundo Colombo, prestigiou e evento e ajudou a conduzir o pálio que acompanhava o cortejo.

“Este é um momento de festa em que o povo expressa sua fé, e o que move um povo é a fé que ele tem”, disse o governador. O evento contou com o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funcultural.

A imagem do Senhor Jesus dos Passos foi esculpida na Bahia e desde 1764 está em Florianópolis. A primeira procissão teria acontecido dois anos depois. Portanto, há 245 anos que a celebração religiosa faz parte do calendário da cidade. A tradição oral conta que imagem era destinada ao Rio Grande do Sul. No entanto, o navio que a transportava foi impedido em três oportunidades por tempestades de chegar ao seu destino. A imagem acabava ficando na Capela do Menino Deus, em Desterro. O fato acabou interpretado como reflexo da vontade divina, fazendo surgir o culto ao Senhor Jesus dos Passos, há quase dois séculos e meio.

As festividades incluem quatro procissões, sendo a mais importante a que leva a imagem do Senhor Jesus dos Passos, num dossel, desde a Catedral Metropolitana até o seu nicho, na Capela do Menino Deus e Nosso Senhor dos Passos. Destacam-se o comovente encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos com a de Nossa Senhora das Dores e a performance de cânticos dolorosos, entoados por uma cantora que interpreta Verônica, exibindo o lenço com as feições de Jesus.

Foto: Antônio Carlos Mafalda / SECOM

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img