20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Governo de Santa Catarina firma parceria com INPI para uso estratégico da Propriedade Intelectual

spot_img

Governo de Santa Catarina firma parceria com INPI para uso estratégico da Propriedade Intelectual

spot_imgspot_img

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação, a Fapesc, e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI, assinam o Acordo de Cooperação Técnica que, entre outros objetivos, vai aumentar a eficiência do ecossistema catarinense de inovação por meio do uso estratégico da Propriedade Intelectual. O evento ocorre de forma híbrida na Capital, no dia 10 de dezembro, às 14h.

Na oportunidade o INPI lança também a segunda fase de sua Vitrine de PI, uma plataforma gratuita para anunciar e encontrar ativos de Propriedade Industrial. O objetivo é estimular a negociação desses ativos, gerando receitas para seus detentores e oportunidades para investidores, além de fomentar a realização de parcerias para inovação.

O lançamento contará com a presença de João Accioly, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia; Cláudio Vilar Furtado, presidente do INPI; Luciano Buligon, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Nadja Oliveira, diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB); Amauri Bogo, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, e Sergio Rodrigues Alves, representante da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

O evento será transmitido pelo canal da Facisc (youtube.com/FACISC) e também irá incluir a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Fapesc.

A Vitrine de PI tem apoio do Parque Tecnológico da Paraíba e o evento é promovido em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) do Governo de Santa Catarina, a Fapesc e a Facisc.

Novidades

Nesta segunda fase, a Vitrine de PI será ampliada e passará a incluir marcas, desenhos industriais e programas de computador – além das patentes, que já estavam na primeira fase.

Na nova plataforma, o usuário também poderá incluir informações que vão além daquelas descritas no pedido de patente, tais como a aplicação e o potencial mercadológico dos seus ativos, bem como inserir imagens e vídeos dos seus produtos. A plataforma conta ainda com um questionário que fornecerá uma noção sobre como é o processo de amadurecimento das tecnologias em relação ao seu potencial de mercado.

Por sua vez, a terceira fase da Vitrine de PI, prevista para ser lançada no fim de 2022, será um centro de serviços para a inovação, passando a incluir anúncios especializados (como demandas de P&D e linhas de financiamento) e recursos de inteligência artificial para coordenar oferta e demanda, indicando possíveis parceiros.

Serviço

Lançamento da segunda fase da Vitrine de PI

Data: 10 de dezembro

Horário: 14h

Local: Auditório da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) – Rua Visconde de Cairú 391 – Estreito

On-line: www.youtube.com/FACISC

Com informações da Assessoria de Comunicação da SDE

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img