18.8 C
fpolis
terça-feira, outubro 19, 2021
cinesytem

Governo do Estado garante 57 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

spot_img

Governo do Estado garante 57 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

spot_img

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), garantiu junto ao governo federal 57 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social para os catarinenses. No total, 245 dos 295 municípios de Santa Catarina aderiram ao programa. Em 2012, foram 22 mil matriculados em 237 diferentes cursos.

Os cursos são ministrados em instituições do Sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat), e institutos federais (IFSC e IFC). Destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos.

A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios ou na Secretaria de Assistência Social do município.

O Governo do Estado aderiu ao programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação.

spot_img
spot_img