23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Governo do Estado lança segunda etapa do programa de prevenção às drogas e tratamento de dependentes

spot_img

Governo do Estado lança segunda etapa do programa de prevenção às drogas e tratamento de dependentes

spot_imgspot_img

Santa Catarina contará com uma segunda etapa do programa Reviver, iniciativa do Governo do Estado que trata de prevenção às drogas e tratamento de dependentes no Estado. O lançamento da nova edição foi realizado na manhã desta terça-feira, 31, em Florianópolis, com a presença do governador Raimundo Colombo e de autoridades envolvidas com o setor. O programa é resultado de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e com a Comissão de Prevenção e de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

A primeira edição do Reviver foi lançada em agosto de 2013, contando com o repasse de R$ 11,9 milhões do Fundo de Desenvolvimento Social para pesquisa e inovação na atenção dos dependentes químicos. Os recursos são voltados ao acolhimento, à capacitação das equipes das comunidades terapêuticas (CTs) e à melhoria da estrutura de atendimento das comunidades que prestam esse serviço. Nesta primeira etapa, foram beneficiadas 68 CTs de Santa Catarina – cada uma recebe mensalmente o valor para atender 10 pessoas simultaneamente, mas como existiu um rodízio dos internos ao longo desta edição, cerca de sete mil pessoas já foram beneficiadas pelo Reviver.

O edital para seleção das comunidades terapêuticas a serem beneficiadas nesta segunda edição deve ser lançado dentro de 30 ou 60 dias, informa o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni. Ele destaca que o planejamento realizado garante a continuidade do programa sem interrupções, com CTs recebendo recursos ainda da primeira etapa nesse período. A expectativa é aumentar o número de comunidades beneficiadas, atendendo o máximo possível das cerca de 100 CTs que hoje atuam no Estado.

Durante o lançamento da segunda edição, membros de comunidades terapêuticas fizeram apresentações musicais na cerimônia. Uma das beneficiadas pelo atendimento, Terezinha Silva, 41 anos, fez um breve discurso destacando a importância das comunidades para que pessoas como ela pudessem reaprender “a encarar a vida e acreditar em si mesma”. Para o presidente da Comissão de Prevenção e de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Ismael dos Santos, o discurso de Terezinha e as apresentações musicais são a concretização do trabalho do Reviver. “Enquanto existirem as comunidades terapêuticas, enquanto existir o Reviver, ainda haverá esperança”, comemorou o deputado.

O projeto é administrado pela Fapesc em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). Também estão envolvidos profissionais de vários órgãos e instituições, como Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), secretarias de Estado da Assistência Social, Combate à Fome, Habitação, Trabalho e Renda, da Saúde, de Segurança Pública, da Justiça e Cidadania e da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img