Governo do Estado lança segunda etapa do programa de prevenção às drogas e tratamento de dependentes

SegurançaGoverno do Estado lança segunda etapa do programa de prevenção às drogas...

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

Santa Catarina contará com uma segunda etapa do programa Reviver, iniciativa do Governo do Estado que trata de prevenção às drogas e tratamento de dependentes no Estado. O lançamento da nova edição foi realizado na manhã desta terça-feira, 31, em Florianópolis, com a presença do governador Raimundo Colombo e de autoridades envolvidas com o setor. O programa é resultado de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e com a Comissão de Prevenção e de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

A primeira edição do Reviver foi lançada em agosto de 2013, contando com o repasse de R$ 11,9 milhões do Fundo de Desenvolvimento Social para pesquisa e inovação na atenção dos dependentes químicos. Os recursos são voltados ao acolhimento, à capacitação das equipes das comunidades terapêuticas (CTs) e à melhoria da estrutura de atendimento das comunidades que prestam esse serviço. Nesta primeira etapa, foram beneficiadas 68 CTs de Santa Catarina – cada uma recebe mensalmente o valor para atender 10 pessoas simultaneamente, mas como existiu um rodízio dos internos ao longo desta edição, cerca de sete mil pessoas já foram beneficiadas pelo Reviver.

O edital para seleção das comunidades terapêuticas a serem beneficiadas nesta segunda edição deve ser lançado dentro de 30 ou 60 dias, informa o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni. Ele destaca que o planejamento realizado garante a continuidade do programa sem interrupções, com CTs recebendo recursos ainda da primeira etapa nesse período. A expectativa é aumentar o número de comunidades beneficiadas, atendendo o máximo possível das cerca de 100 CTs que hoje atuam no Estado.

Durante o lançamento da segunda edição, membros de comunidades terapêuticas fizeram apresentações musicais na cerimônia. Uma das beneficiadas pelo atendimento, Terezinha Silva, 41 anos, fez um breve discurso destacando a importância das comunidades para que pessoas como ela pudessem reaprender “a encarar a vida e acreditar em si mesma”. Para o presidente da Comissão de Prevenção e de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Ismael dos Santos, o discurso de Terezinha e as apresentações musicais são a concretização do trabalho do Reviver. “Enquanto existirem as comunidades terapêuticas, enquanto existir o Reviver, ainda haverá esperança”, comemorou o deputado.

O projeto é administrado pela Fapesc em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). Também estão envolvidos profissionais de vários órgãos e instituições, como Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), secretarias de Estado da Assistência Social, Combate à Fome, Habitação, Trabalho e Renda, da Saúde, de Segurança Pública, da Justiça e Cidadania e da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).