16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Governo do Estado oficializa criação de consulado da Bélgica em Florianópolis

spot_img

Governo do Estado oficializa criação de consulado da Bélgica em Florianópolis

spot_imgspot_img

O governador Raimundo Colombo recebeu nesta segunda-feira, 7, em Florianópolis, uma comitiva da Bélgica que veio ao Estado para oficializar a abertura de um consulado honorário do país em Santa Catarina. Nesta primeira etapa, o consulado catarinense funcionará nas instalações da Tractebel em Florianópolis, no bairro Agronômica. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Participam da comitiva belga, o vice-ministro dos Assuntos Exteriores da Bélgica, Dirk Achten; o Embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets; e o Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo, Didier Vanderhasselt.

A comitiva também apresentou oficialmente o cônsul honorário da Bélgica para o Estado de Santa Catarina, o empresário Manoel Arlindo Zaroni, presidente da Tractebel Energia, empresa com sede em Florianópolis e controlada pela International Power – GDF SUEZ.

A Bélgica é um dos países mais industrializados da Europa, sendo um dos maiores produtores de ferro e de aço, e o comércio exterior sempre esteve vinculado à sua história econômica. Destaca-se também pelas indústrias têxtil, química e naval.

Além de parcerias comerciais, a comitiva destacou a importância de buscar uma aproximação com universidades catarinenses para intercâmbios científicos. A proposta é realizar, em 2015, o dia da Bélgica no Brasil, com a presença de empresas e universidades belgas em eventos pelo país, inclusive em Santa Catarina. A comitiva explicou também que a Bélgica está redesenhando sua estrutura diplomática, reduzindo o número de consulado em alguns países e aumentando em outros. E o Brasil é um dos que ganha atenção, com destaque para a presença em Santa Catarina.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img