22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Governo do Estado entrega parte do Centro Integrado de Cultura aos catarinenses

spot_img

Governo do Estado entrega parte do Centro Integrado de Cultura aos catarinenses

spot_imgspot_img

A classe artística e o meio cultural se fizeram presente, nesta quarta-feira (30) à tarde, na cerimônia de entrega da Oficina de Artes – primeiro módulo totalmente reformado do Centro Integrado de Cultura (CIC). Recepcionado pelo presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Joceli de Souza e pelo secretário de Turismo, Cultura e Esportes, César Souza Júnior, o grupo ouviu boa música, assistiu à apresentação teatral, dança e participou de sessão de autógrafos. “Santa Catarina está de parabéns. Este é o primeiro passo para o recebimento completo de toda a estrutura do CIC, prevista para início do próximo ano”, disse o presidente da FCC.

A primeira agenda confirmada na Oficina de Artes do CIC é para os jornalistas, que atuam na Cultura. Trata-se de uma oficina promovida pelo Núcleo Itaú Cultural para os dias 2 e 3 de maio. De acordo com a diretoria de Difusão Artística do CIC, outras agendas estão sendo costuradas, inclusive uma oficina de percussão para a segunda quinzena de abril, mas a definição dos dias depende ainda da agenda dos organizadores.

A Oficina de Artes é primeiro módulo a ser entregue à comunidade e está totalmente revitalizado e adequado ao ensino contemporâneo das Artes Plásticas. No próximo módulo, está o espaço que abrigará o Museu de Artes de Santa Catarina (MASC), em data ainda a ser definida.

História -As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d´Ávila em 1981, na época diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria. Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva a partir de 1987.

Abrangendo a teoria e a prática, as Oficinas desenvolveram-se em várias modalidades, tais como: Oficina Base, Oficinas Espécie e Oficinas Breve. O objetivo fundamental das Oficinas é a formação do artista por meio da experimentação e da discussão dos processos artísticos, o que continua sendo válido até o momento.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img