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quinta-feira, março 28, 2024
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Governo, Município e Infraero discutem a construção do novo Aeroporto de Florianópolis

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Governo, Município e Infraero discutem a construção do novo Aeroporto de Florianópolis

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O secretário do Planejamento, Filipe Mello, recebeu, nesta terça-feira (15), representantes da esfera Federal, Estadual e Municipal para tratar da construção do novo Aeroporto de Florianópolis. A audiência deu continuidade ao primeiro encontro com a Infraero, que aconteceu com a presença do governador Raimundo Colombo, em Brasília, no final de janeiro.

O projeto do novo terminal, elaborado inicialmente em 2005 e orçado em R$ 440 milhões, prevê construção em uma área próxima ao Aeroporto Hercílio Luz. Porém, em entendimento com Governo do Estado e já previsto pela Infraero, o projeto sofre readequações, como por exemplo, o número de fingers (pontes de embarque), que passou de cinco para 12. Isso porque a demanda já não reflete a realidade de 2011, tanto no fluxo de passageiros, quanto a quantidade de aeronaves que pousam em Florianópolis.

Já no início da reunião, o secretário Filipe Mello reforçou que o Governo do Estado não medirá esforços para superar os entraves e atender a todos os requisitos necessários para iniciar as licitações empreendidas pela Infraero, sendo a primeira concorrência devendo ser lançada em março deste ano. Pontos primordiais que constam no acordo de cooperação foram destacados pelo assessor de diretoria de engenharia e meio ambiente da Infraero, Paulo Sérgio Ramos Pinto, como a aquisição de uma área da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), necessária para o desenvolvimento das obras; as licenças ambientais, tanto da obra do aeroporto como do acesso viário; as desapropriações e a redefinição do cronograma das obras.

Sobre a área da UFSC, o secretário Filipe Mello disse que, em um prazo de no máximo 45 dias, será feita a aquisição do terreno. Quanto às licenças ambientais, em reunião prévia com a Fatma, verificou-se que estão fazendo a análise legal necessária, sendo que há um estudo técnico complexo a ser feito de uma vegetação específica na região do aeroporto. “Vamos solicitar à Fatma, como também à Floram, que os procedimentos licitatórios sejam deflagrados em conjunto com os requisitos solicitados pelos órgãos ambientais, a exemplo do inventário detalhado da vegetação exótica existente na região. Entendemos que não haverá prejuízos ao meio ambiente e à legislação ambiental, sendo que nenhuma obra será iniciada, e este é um compromisso da Infraero, sem que os órgãos ambientais tenham emitido a sua aprovação prévia”, reforçou Mello.

Em relação ao acesso viário para o novo aeroporto, que compreende a duplicação da Avenida Diomício Freitas e SC-405, o secretário destacou que também é um compromisso do Governo do Estado, juntamente com o Deinfra, e está em análise de valores e licenças para continuidade das obras. As desapropriações serão revistas entre Prefeitura de Florianópolis e Estado, pois precisam de aporte financeiros e aprovação no Legislativo Municipal. O vereador Cesar Faria, presente na reunião, manifestou apoio em nome dos demais vereadores. Também colocou a Câmara à disposição, para promoverem audiências públicas junto à sociedade.

Segundo o superintendente da Infraero Regional Sul, Carlos Alberto da Silva Souza, o cronograma de trabalho prevê o início da licitação de infraestrutura de pistas e pátio para março, com início das obras em agosto de 2011. A licitação do terminal é prevista para setembro deste ano, e as obras em março de 2012. “Nossa meta é que a conclusão do novo aeroporto seja em 2014”, completou Carlos Alberto.

Ficou acertado, durante o encontro, que o Governo do Estado irá se reunir com os demais órgãos envolvidos e redefinirá as datas do cronograma. “Com a soma de nossos esforços vamos cumprir todas as fases e formalizar seus interlocutores, dando sequência à nossa missão, que é executar a obra do novo aeroporto”, concluiu Filipe Mello.

O novo terminal terá capacidade para receber até 12 aviões simultaneamente, operando de oito a 12 horas por dia. O projeto também prevê estacionamento para 1,8 mil veículos e poderá receber de quatro a seis milhões de pessoas por ano.

Também participam da audiência o superintendente do aeroporto de Florianópolis, Antônio Bergmann Barcellos; a gerente de empreendimento da Infraero, Angela Cristina Bahr; o representante da Secretaria de Infraestrutura, Dilney Cabral Filho; representantes da SC Parcerias, da Secretaria de Articulação Nacional e da Prefeitura de Florianópolis.

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