20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Grupo de casais grávidos do HU-UFSC promove encontro com foco no ensino e pesquisa

spot_img

Grupo de casais grávidos do HU-UFSC promove encontro com foco no ensino e pesquisa

spot_imgspot_img

Profissionais do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) e do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vão promover, no dia 01/07, uma conferência com a convidada Maria Tereza Maldonado, psicóloga e escritora, pioneira no Brasil no campo da Psicologia Perinatal, seguida da mesa-redonda, sobre o Grupo de Gestantes e Casais Grávidos (GGCG), com foco na promoção do ensino, extensão e pesquisa nos 25 anos de atuação do grupo, que já atendeu, neste período, mais de 2 mil gestantes e mil acompanhantes em mais 100 turmas.

 

A mesa-redonda com o título “Grupo de Gestantes e Casais Grávidos – 25 anos promovendo extensão, ensino e pesquisa”, será apresentada no canal do Grupo de Gestantes da UFSC no YouTube, a partir das 19h desta quinta-feira, 1º, e terá participação da psicóloga Zaira Aparecida de Oliveira Custório e das professoras do Departamento de Enfermagem Maria de Fátima Mota Zampieri e Margarete Maria de Lima.

 

O GGCG da UFSC é uma atividade educativa, de extensão articulada ao ensino e à pesquisa, dirigida a gestantes e acompanhantes, coordenado por uma das psicólogas da Maternidade do HU, docentes do Departamento de Enfermagem, educadora perinatal e com o apoio de bolsistas acadêmicas do curso de Enfermagem da UFSC. Guia-se por pressupostos da humanização do cuidado, autonomia dos usuários e interdisciplinaridade.

 

Zaira Custódio, que é uma das coordenadoras GGCG, explicou que os encontros estão sendo realizados de forma virtual desde o ano passado, em função da pandemia. As turmas são geralmente compostas por 25 gestantes e seus acompanhantes, que escolhem os temas de interesse, tratando de aspectos físicos, emocionais e sociais da gravidez, preparação para o parto e o nascimento, amamentação e cuidados do recém-nascido, além de outras questões que os participantes trouxerem para debate. Atualmente, na modalidade on-line, estão sendo levantadas informações sobre medidas de prevenção com as mulheres, a família e o bebê no contexto da pandemia da Covid-19.

 

Qualquer pessoa gestante e seu acompanhante da Grande Florianópolis pode participar do grupo. Basta fazer inicialmente contato pelo telefone (48) 3721-8284 e aguardar o chamado da equipe, quando forem abertas novas turmas. São formados quatro grupos por ano, de forma que em cada grupo são realizados oito encontros consecutivos, que ocorrem uma vez por semana.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img