19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Grupo de Percussão abre hoje o projeto Quarta Musical em Florianópolis

spot_img

Grupo de Percussão abre hoje o projeto Quarta Musical em Florianópolis

spot_imgspot_img

Comemorando o primeiro aniversário do Grupo Livre de Percussão, os percussionistas André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Diogo Costa abrem o projeto "Quarta Musical" na Escola Livre de Música de Florianópolis, no Centro, com um show instrumental inédito nesta quarta-feira, 27. O quarteto formado por alunos e professores da escola vai mostrar o trabalho desenvolvido pelo GLiP, às 17h30, com entrada franca. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal. 

 A programação do projeto Quarta Musical será realizada no intervalo das aulas, entre os turnos vespertino e noturno.  A ideia é que a cada 15 dias aconteçam apresentações musicais na concha acústica, no pátio ou no auditório do prédio, abertas à participação de alunos, professores e artistas convidados, e com acesso gratuito ao público interessado.

 Outros dois encontros já estão programados na agenda das quartas-feiras. No dia 3 de junho, o convidado do projeto é o violonista e compositor Felipe Coelho e, no dia 17 de junho, quem movimenta o palco é o grupo de choro da escola, formado por professores e alunos dos núcleos do Centro e do Campeche.

 Em breve, a agenda cultural também vai contemplar a apresentação da Orquestra Experimental de Música Brasileira Contemporânea, composta por alunos dos cursos de instrumentos do ciclo intermediário, que vem ensaiando desde março e está em processo de profissionalização musical.

 Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Quarta Musical, com realização de atividades artísticas de música fora das salas de aula, pretende incentivar a apreciação e o compartilhamento de experiências sonoras. A atividade tem como objetivo ampliar a interação entre alunos e professores das várias disciplinas e fomentar a formação de grupos musicais, bandas e orquestras.

 A iniciativa também propicia ao público conhecer o trabalho realizado na Escola Livre de Música de Florianópolis, que atende cerca de 600 alunos em núcleos no Centro e no Campeche. O programa de educação musical realizado no município conta com patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet.Instrumental percussivo

 Criado em março de 2014, a partir das atividades na Escola Livre de Música de Florianópolis, o GLiP (Grupo Livre de Percussão) é formado por André FM, Diogo Costa Marcio Bicaco e Osvaldo Pomar, percussionistas com diferentes formações e experiências na música popular e erudita. O quarteto traz à tona um universo rítmico e de timbres percussivos que abrangem obras de caráter erudito e folclórico, com um repertório marcado por improvisações e valorização de diferentes tipos de instrumento.

 Nas apresentações, o grupo costuma mostrar peças autorais e também obras de Ney Rosauro, Stefano Ottomano, Bill Molenhof e Chico Santana, nomes que se destacam no gênero instrumental percussivo. O GLip também interpreta peças de músicos e compositores catarinenses ou que já realizaram trabalhos em Santa Catarina, tais com o Rodrigo Paiva, Iê dos Santos e Luiz Sampaio.

Aluno do curso de percussão na Escola Livre de Música de Florianópolis, Diogo Costa é percussionista do grupo Abayomi de dança afro-contemporânea e da banda Soonanda, além de atuar como baterista em grupos de música brasileira. É aluno do curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina.

 André Felipe Marcelino, o André FM, é graduado e mestre em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina e integra o Grupo de Pesquisa Música e Educação (MUSE) do Programa de Pós-graduação da Udesc. Além de atuar como educador musical, André realiza trabalhos como baterista e percussionista na banda instrumental AluJazz e atualmente estuda percussão na Escola Livre de Música de Florianópolis.

 Pesquisador de ritmos brasileiros, Osvaldo Pomar é um dos fundadores do Maracatu Arrasta a Ilha e também já coordenou o Grupo Cultural Siri Goiá, além de integrar o Maracatu Nação Estrela Brilhante, do Recife (PE). O percussionista integra o projeto Banda de Pífanos da Armação, criado a partir de edital do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, e também faz parte do grupo Pife na Manga. Pomar é professor de percussão da Escola Livre de Música no Núcleo do Campeche.

 Márcio Bicaco participou de diversos cursos e festivais de percussão sinfônica contemporânea, integrando grupos musicais como as Orquestras Sinfônicas de Santa Maria e de Santa Catarina. Também integrou o Grupo de Percussão da Universidade Federal de Santa Maria e o quarteto de percussão contemporânea Íncobus. Atualmente é timpanista/percussionista na Camerata Florianópolis, além de ministrar aulas de bateria, percussão, prática de conjunto e teoria musical nas escolas Compasso Aberto, Garagem 2020 e na Escola Livre de Música de Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img