fique por dentro de floripa

- Variedades - Grupo de teatro de São Paulo apresenta espetáculo gratuito em Florianópolis

10.09.2019

Grupo de teatro de São Paulo apresenta espetáculo gratuito em Florianópolis

10.09.2019
Grupo de teatro de São Paulo apresenta espetáculo gratuito em Florianópolis
Foto: Divulgação

A premiada peça é baseada na obra do romeno Matei Visniec e tem direção e adaptação assinadas por José Roberto Jardim. O resultado é um espetáculo contemporâneo e provocativo que aborda o próprio fazer artístico

“Adeus, Palhaços Mortos” conta a história de três grandes artistas circenses do passado que acidentalmente se reencontram, depois de muitos anos, na antessala de uma agência de empregos. Eles sabem que só um será escolhido. A partir daí, os atores ficam frente a frente com diferentes situações que fará com que pensem e repensem sobre diversos temas e momentos que viveram. A peça, da companhia paulista Academia de Palhaços, é baseada no texto “Um Trabalhinho para Velhos Palhaços” do romeno Matei Visniec, e será apresentada no dia 20 de setembro, em duas sessões gratuitas, às 19h e às 21h, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.  

Entre os questionamentos dos personagens estão amizades, memórias, segredos, pequenezas e vilanias que serão expostas neste encontro criando, dessa maneira, uma ode ao ofício do ator e uma profunda reflexão sobre os fundamentos filosóficos da carreira artística. A sala de espera desse teste de casting – que nunca acontece – revela-se um não-lugar, um limbo onde essas três figuras se veem condenadas a rever suas escolhas éticas e estéticas, num exercício infinito de reflexão sobre a resiliência do artista, a urgência da arte e a sacralidade do ofício. 

A peça, que conta com audiodescrição e intérprete de libras, marca a consolidação da parceria artística entre a ADP e o diretor José Roberto Jardim, que já trabalharam juntos em diversas ocasiões e configurações, mas que pela primeira vez se encaram como elenco e diretor. O espetáculo recebeu o prêmio Shell de Melhor Cenário, o Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo de Grupo e o prêmio de Melhor Direção pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (Prêmio APTR). A montagem representou o Brasil no Festival “World Stage Design 2017” em Taipei (Taiwan) e nos Festivais Internacionais de Trabzon e Antália, ambos na Turquia.

No elenco estão as atrizes Laíza Dantas e Paula Hemsi e  o ator Maurício Schneider. A direção musical é de Tiago de Mello, mas Murilo Gil é o músico que estará ao vivo, durante a apresentação. A cenografia e a vídeo-instalação ficam por conta do grupo BijaRi. Com figurino assinado por  Lino Villaventura, o visagismo é de Leopoldo Pacheco e a iluminação de Paula Hemsi e José Roberto Jardim. O design de sistema de operação é de Laíza Dantas, a produção executiva de Tetembua Dandara com coordenação de produção assinada pela ADP e Ultravioleta_s; Camila Alves é a coordenadora administrativa. A fotografia é de Victor Iemini.  

Além da apresentação, o grupo traz para Florianópolis atividades formativas, entre elas a palestra que o diretor José Roberto Jardim fará, no dia 18, sobre o autor do texto original, Matei Visniec. Logo após todas as apresentações, o grupo também conversa com a plateia sobre a criação do espetáculo em si e, no dia seguinte, acontecerão as oficinas de interpretação e de vídeo-cenografia, técnica bastante utilizada neste espetáculo, bem como o encontro com grupos de teatro de Florianópolis. Confira a programação abaixo.  

SERVIÇO

Espetáculo: Adeus, Palhaços Mortos

Local: TAC – Teatro Álvaro de Carvalho

Endereço: R. Mal. Guilherme, 26 - Centro

Data: 20 de Setembro - 19h e 21h

Classificação indicativa: 12 anos 

Ingressos Gratuitos

*A bilheteria abre uma hora antes do início da apresentação e a capacidade do TAC é de 403 lugares 

 

Atividades Formativas 

DEBATE PÓS ESPETÁCULO: 

Depois de todas as sessões do espetáculo, ainda no teatro, haverá um debate de 30 minutos. Nele, a companhia irá compartilhar as impressões do processo de criação do espetáculo: escolha do texto, adaptação dramatúrgica, ensaios, concepções de cenário, figurino, música etc. Ao final, será aberto espaço para perguntas e impressões por parte do público. 

 

PALESTRA: A Obra de Matei Visniec na Dramaturgia Contemporânea

Data : 18 de Setembro às 16h
Local Auditório do Depto de Música – Centro de Artes da UDESC

Será realizada uma palestra com o tema: "A Obra de Matei Visniec na Dramaturgia Contemporânea" ministrada pelo premiado diretor José Roberto Jardim. Esta palestra de 120 min de duração fará um pequeno panorama da vida e obra do dramaturgo romeno Matei Visniec (autor do espetáculo "Adeus Palhaços Mortos") e traçará paralelos com as tendências formais da dramaturgia contemporânea. O público alvo desta palestra serão estudantes de letras e das artes cênicas, atores, escritores, artistas e interessados em dramaturgia em geral. 

OFICINA DE VÍDEO-CENOGRAFIA

Data : 21 de Setembro às 8h
Local Espaço 1 – Centro de Artes da UDESC 

A oficina de vídeo-cenografia será ministrada pelas integrantes da Academia de Palhaços. A ideia da oficina é dar ferramentas para que os participantes consigam desenvolver seus próprios trabalhos usando o vídeo enquanto elemento cênico. São múltiplas as possibilidades de seu uso em cena, mas por vezes encontram-se obstáculos financeiros e/ou tecnológicos que podem vir a minar a criação. Nessa oficina, os alunos terão um panorama de como driblar essa realidade e encontrar formas criativas de uso da vídeo-cenografia. Serão realizadas demonstrações e experimentos práticos com os alunos, por isso será realizada num auditório com plateia para experimentação tendo em vista a divisão teatral tradicional de palco/plateia. O público-alvo dessas oficinas serão estudantes, professores, entusiastas da tecnologia e das artes cênicas, atores, iluminadores, vídeo-makers, artistas e interessados em arte-tecnologia em geral. 

SINOPSE DA OFICINA DE INTERPRETAÇÃO

Data : 21 de Setembro às 13h
Local : Espaço 1 – Centro de Artes da UDESC

Ministrada pelas integrantes da Academia de Palhaços, essa oficina pretende criar fissuras cênicas para que se trabalhe a interpretação não realista. Em foco estarão a rigorosidade do corpo do intérprete, o entendimento da virtuose e da liberdade da criação dentro desse universo formal e a atenção à dinâmica da voz enquanto reafirmação ou paradoxo. Nesse encontro, a ideia é compartilhar a prática da criação da Academia de Palhaços, utilizando pedais artísticos que foram importantes para a trajetória de exploração dessa linguagem de atuação da companhia.

ENCONTRO DA CIA. ACADEMIA DE PALHAÇOS COM GRUPOS DE TEATRO LOCAIS

Data : 21 de Setembro às 17h20
Local : Espaço 1 – Centro de Artes da UDESC

O encontro da cia. Academia de Palhaços com os grupos de teatro locais terá o tema "Gestão Cultural Criativa”. Aline Olmos, atriz e gestora cultural, compartilhará a experiência dos doze anos de existência da cia. e sua lida diária com editais, leis de incentivo, economia colaborativa e outros meios de gestão cultural, mostrando como isso dialoga com sua criação artística. Além disso, esse será um espaço de troca para que grupos e a Academia de Palhaços possam ter um panorama de como se dão as diferentes formas de existência desses coletivos hoje.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Slott inaugura em grande estilo na Capital

22.09.2019

Slott inaugura em grande estilo na Capital

Veja a programação da última semana do Festival Isnard Azevedo

22.09.2019

Veja a programação da última semana do Festival Isnard Azevedo

Florianópolis recebe exposição fotográfica e palestra “De Peito Aberto”

22.09.2019

Florianópolis recebe exposição fotográfica e palestra “De Peito Aberto”

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.