23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Grupo apoia pacientes obesos no Hospital de Caridade

spot_img

Grupo apoia pacientes obesos no Hospital de Caridade

spot_imgspot_img

Programa do Centro de Ensino da Unisul atende de graça pessoas submetidas à cirurgia de obesidade

O Centro de Ensino da Unisul no Hospital de Caridade, em Florianópolis, acaba de lançar o projeto de extensão Graco (Grupo de Apoio à Cirurgia da Obesidade).

O Graco é um grupo de apoio aos pacientes que realizaram a cirurgia da obesidade. O atendimento é realizado quinzenalmente, de forma gratuita, pelo programa de estágio em Psicologia Hospitalar da Unisul em parceria com o Hospital de Caridade, informa a professora responsável pelo projeto, Alessandra Scherer.

Na parceria com o Caridade, a Unisul desenvolve atividades de ensino (estágios obrigatórios e não obrigatórios), pesquisa (trabalhos de conclusão de curso) e extensão (projetos e programas) nos cursos da área da saúde. “Neste semestre contamos com os cursos de Psicologia, Nutrição e Medicina”, diz a responsável técnica pelo Centro de Ensino, professora
Simone Karmann Souza.

Nesse tipo de cirurgia, o acompanhamento psicológico é necessário no pré-operatório e no pós-operatório. O paciente submetido à cirurgia bariátrica (da obesidade) passa por mudanças e desafios relacionados ao novo padrão de vida a que deve se adaptar, o que inclui mudanças na alimentação e na percepção de uma nova imagem corporal.

A cirurgia bariátrica tem por base a reeducação alimentar. O objetivo é dificultar a entrada de alimento no corpo, diminuir a fome e causar saciedade gástrica.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img