17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Guarda Municipal orienta motoristas quanto ao uso de cadeirinhas para crianças nos veículos

spot_img

Guarda Municipal orienta motoristas quanto ao uso de cadeirinhas para crianças nos veículos

spot_imgspot_img

Crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco de trás e com um dispositivo de segurança que varia de acordo com a idade.

Mesmo com a alteração da data para o dia 1° de setembro, para entrar em vigor a exigência da cadeirinha para crianças menores de dez anos no banco de trás dos automóveis, a Guarda Municipal já começou a orientar pais e motoristas nas ruas de Florianópolis.

O setor de Educação da GMF já faz este trabalho nas escolas do município, mas com a nova orientação do Conselho Nacional de Trânsito(Contran) as ações e abordagens passam a valer também fora das escolas.

O uso dos dispositivos de retenção para transporte de crianças nos automóveis passaria a ser obrigatório a partir desta quarta(09) em todo o país. A punição definida pelo Contran é de multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas com a falta de equipamentos no mercado, essa punição passa a valer à partir do dia 1° de setembro.

Pelas novas regras, bebês de até um ano devem usar bebê conforto no banco de trás. Para crianças entre um e 4 anos, será obrigatória cadeirinha no banco de trás. De 4 a 7 anos e meio, as crianças devem ser transportadas em assento de elevação, sem encosto, no banco de trás, com cinto de segurança. De 7 anos e meio a 10 anos, é preciso estar no banco de trás com cinto.

Para a Sub-Diretora e chefe do setor de Educação da GMF, Maryanne Mattos, “Essa exigência já é feita regularmente pela Guarda Municipal em Florianópolis, a diferença é que agora quem não respeitar, vai ter que pagar uma punição. Existem pais que precisam sentir no bolso para se tornar mais responsável e preocupado com a segurança de seus filhos”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img