15 C
fpolis
quinta-feira, maio 19, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Guardas municipais de São José começam a portar espingardas calibre 12 e pistolas 380

spot_img

Guardas municipais de São José começam a portar espingardas calibre 12 e pistolas 380

spot_imgspot_img

A prefeita Adeliana Dal Pont realizou a entrega oficial do armamento à Guarda Municipal de São José nesta quinta-feira, 12, no gabinete da Prefeitura de São José. Para reforçar a segurança nas ruas do município, os guardas municipais já podem trabalhar armados com espingardas calibre 12 e pistola 380. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de São José. 

Durante o ato, a prefeita anunciou ainda a entrega de dois novos veículos para compor o quadro de viaturas da Guarda Municipal. “Mesmo diante da dificuldade financeira que o município enfrenta devido à crise econômica do país, a administração tem feito o que está no seu alcance para fazer uma São José melhor”, finalizou a prefeita.

Em 2014, os 116 guardas municipais de São José participaram do curso de armamento e tiro, ministrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 100 horas/aula e exame psicotécnico. Os agentes também receberam treinamento do 7º Batalhão da Polícia Militar, com orientações sobre arma de fogo, cuidados básicos, manuseio da arma e abordagem de pessoas.

As armas foram adquiridas pela administração municipal e o Município dependia apenas do convênio com a Polícia Federal para que as armas pudessem ser usadas. A liberação das identidades funcionais dos guardas e o porte de arma só ocorreram neste mês de maio.

Prefeita Adeliana Dal Pont realizou a entrega oficial do armamento (Foto: Daniel Oliveira – Secom/PMSJ)

A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, afirmou que o armamento vai trazer, primeiramente, segurança aos próprios guardas municipais que estão trabalhando na rua. “Eles já trabalhavam com armas não letais, mas com o porte de armas de fogo acreditamos que impõe mais respeito, trazendo mais segurança no desempenho das funções da Guarda Municipal”, explicou a secretária.

Andréa Pacheco lembrou ainda que o porte de arma letal traz segurança também para a população e, no primeiro dia do uso dos equipamentos, os guardas já atuaram e prenderam em flagrante um homem após cometer um roubo em um estabelecimento comercial, no bairro Campinas. “Haverá mais segurança aos cidadãos e mais tranquilidade aos agentes”, resume a secretária.

Para o comandante da Guarda Municipal de São José, Willian César Leal da Silva, o mais importante é garantir a integridade física do agente durante o exercício. “Estávamos na luta pelo armamento há muito tempo, foram vários treinamentos e cursos e, finalmente, podemos atuar com segurança”, assinalou o comandante.

O Corregedor-Geral da Guarda Municipal, Wagner Niehues de Souza, acredita que a população tem muito a ganhar. “A Guarda Municipal veio para somar na segurança pública, por isso tenho certeza que os guardas vão saber demonstrar os seus valores com o devido emprego do armamento”, pontuou

spot_img