O projeto Hemeroteca Digital Catarinense, desenvolvido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, em parceria com o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu dois escaners de altíssima resolução para a digitalização do acervo documental de periódicos – em especial, jornais editados e publicados no Estado nos séculos XIX, XX e XXI. As informações são da Assessoria de Imprensa da FCC.
O projeto já existe desde 2013 e conta, atualmente, com 847 títulos do século XIX disponíveis em formato digital para pesquisa no link.
Foram adquiridos pela FCC os escaners Agate e-scan, para pequenos formatos, que será usado na digitalização de obras raras, revistas, relatórios de governo, anuários e periódicos; e a Quartz A1 Suprascan, totalmente automática e a primeira do porte usada no Estado, principalmente para periódicos de grandes dimensões como os formatos em A1 (594 mm × 841 mm).
Ambas as máquinas têm tecnologia francesa e representam um investimento da FCC de cerca de R$ 330 mil. Ainda para o tratamento das imagens, importação e exportação de dados e inserção de metadados e indexadores, foi comprado o software Limb, com seis programas. As novas aquisições irão colaborar para que o projeto atinja a meta de digitalizar 100% dos títulos do século XIX até o fim de 2015.