fique por dentro de floripa

- Eventos - Hoje tem Samba de Terreiro em homenagem ao aniversário de Floripa na Escadaria do Teatro da Ubro

25.03.2019

Hoje tem Samba de Terreiro em homenagem ao aniversário de Floripa na Escadaria do Teatro da Ubro

25.03.2019
Hoje tem Samba de Terreiro em homenagem ao aniversário de Floripa na Escadaria do Teatro da Ubro
Foto: Luiza Filippo

Com o tema "A Ilha também cantava Samba de Terreiro!" , as mais de 40 pessoas que integram o projeto Samba de Terreiro Florianópolis levarão para a Escadaria do Teatro da UBRO, no Centro, nesta segunda-feira, 25, das 18h às 20h, além de seu repertório tradicional, os sambas que fizeram parte da história da Capital de Santa Catarina. O show faz parte do calendário de comemorações referentes aos 346 anos de Florianópolis.

 A realização dessa edição do Samba de Terreiro conta com o apoio da Fundação Cultural Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O coordenador do projeto, sambista Carlos Raulino, que tem permanente interação com pesquisadores e profissionais do samba do Rio de Janeiro e São Paulo, destaca que o evento realizado em Florianópolis já é uma referência. "Com muita seriedade e amor ao samba, nosso repertório tem apresentado pérolas que foram sucesso nos terreiros e quadras de escolas cariocas como Estácio, Mangueira e Império", disse. "Agora, para a próxima edição, serão apresentadas composições que estão na origem do samba em Florianópolis e da história das escolas de samba da cidade".

Entre os nomes de compositores que serão homenageados está o de  Abelardo Henrique Blumemberg, conhecido como Avez-vous. Ele foi o autor dos versos "quem vem lá, de vermelho, amarelo e branco; levantando a poeira do chão, é a Copa Lord do Morro da Caixa...", que virou hino da Copa Lord,  escola que ele fundou em 25 de fevereiro de 1955. Um dos destaques do Samba de Terreiro, inclusive, é a presença, desde o começo, dos integrantes da Velha Guarda da Copa. Também serão cantadas composições do poeta Cláudio Alvim Barbosa - o Zininho - autor da belíssima "Rancho de Amor à Ilha", e que escreveu muitos sambas.

Para que o público acompanhe e conheça as músicas, durante a apresentação na escadaria são distribuídas cópias de um caderno com as letras. No material, também constam pequenas notas históricas sobre os sambas, os sambistas, como eram as apresentações nos antigos carnavais e até curiosidades sobre instrumentos de percussão, por exemplo. "Nosso objetivo é uma verdadeira aula, gratuita e de valorização do nosso samba e da nossa cultura. Queremos que as pessoas cantem junto, se envolvam e conheçam como tudo começou", enfatizou Raulino.

Histórico

“Samba de terreiro, ou samba de quadra, é a raiz do samba de Florianópolis. Antigamente, os nossos sambistas traziam samba do Rio de Janeiro para cá, tendo como destaque o saudoso Avevouz, que também era compositor. Para eles, o samba nasceu no bairro do Estácio, lugar onde também surgiu a primeira escola de samba”, conta Raulino.

Ele destaca que uma das principais características do projeto é o respeito à execução e andamento dessa modalidade do samba. “Também é uma roda aberta a novos talentos, desde que entendam a hierarquia do sambista: respeito aos mais velhos e a preservação da memória do samba e das Velhas Guardas”.

O “Samba de Terreiro” tem como finalidade manter a roda de samba com inspiração no que era tocado ou cantado nos terreiros das escolas de samba e não são admitidos instrumentos ou releituras que levem a outros ritmos do próprio samba. A roda de samba valoriza uma maneira de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, além de valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola.

SAMBA DE TERREIRO FLORIANÓPOLIS

Local: Escadaria da UBRO, centro de Florianópolis

Data: 25/03/2019

Horário: das 18h às 20h

Participação aberta ao público

Evento no facebook:

https://www.facebook.com/events/2537126082995914/

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

HOJE2019 entra no calendário dos eventos de inovação e empreendedorismo de SC

20.05.2019

HOJE2019 entra no calendário dos eventos de inovação e empreendedorismo de SC

Udesc sedia Encontro Internacional sobre Teatro de Animação

15.05.2019

Udesc sedia Encontro Internacional sobre Teatro de Animação

Com inscrições gratuitas, Rally ERBS acontece no dia 18 de maio em Tijucas

10.05.2019

Com inscrições gratuitas, Rally ERBS acontece no dia 18 de maio em Tijucas

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.