fique por dentro de floripa

- Saúde - Hospital Baía Sul recebe evento de reconstrução mamária

13.11.2019

Hospital Baía Sul recebe evento de reconstrução mamária

13.11.2019
Hospital Baía Sul recebe evento de reconstrução mamária
Foto: Divulgação

Workshop promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia vai trazer especialistas que são referência nacional em procedimentos 

Ocorre em Florianópolis, nos dias 15 e 16 de novembro, o Workshop Oncoplástica, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Santa Catarina. Especialistas de todo o estado vão acompanhar quatro cirurgias reparadoras realizadas em pacientes que passaram por mastectomia (retirada total do tecido mamário) durante o tratamento contra o câncer. Os responsáveis pelos procedimentos serão os mastologistas Dr. Regis Resende Paulinelli e Dr Rodrigo Cericatto, de Goiânia e Porto Alegre, considerados referência na técnica com uso de retalhos miocutâneos. As cirurgias ocorrem no Hospital Baía Sul, apoiador do evento.

Os coordenadores do encontro, os mastologistas Dr Bráulio Fernandes e Dr Cristiano Steil da Silva explicam que a cirurgia com retalhos é uma técnica que exige a retirada de tecido de outras partes do corpo – porção inferior do abdômen ou região dorsal, por exemplo – para a reconstrução da mama. Opção de tratamento menos comum do que a reconstrução com implante de próteses de silicone, ela pode ser necessária em pacientes que tiveram de passar por recuperação tardia do procedimento de retirada da mama. “A escolha por um ou outro tratamento é feita caso a caso, a partir da avaliação da paciente e das necessidades de tratamento”, diz Bráulio. A reconstrução tardia é mais comum, por exemplo, em mulheres que precisam passar por aplicações de radioterapia para complementar o tratamento cirúrgico e de quimioterapia.

A reconstrução das mamas de pacientes submetidas à mastectomia é considerada uma etapa importante da recuperação – principalmente pelo efeito psicológico da cirurgia. Bráulio Fernandes explica que a troca de conhecimentos entre profissionais é importante porque todos buscam meios de realizar procedimentos com cicatrizes menos evidentes e que garantam o máximo de bem estar à mulher. Ele acrescenta que a demora no diagnóstico é fator diretamente relacionado à agressividade dos tratamentos. Justamente por isso, orienta as mulheres a realizar avaliações periódicas (mamografia anual a partir dos 40) para a identificação precoce da doença.

Sobre o Hospital Baía Sul

O Hospital Baía Sul, associado à holding administradora de serviços de saúde Hospital Care, está localizado no Centro de Florianópolis, junto a um complexo médico com mais de 100 consultórios, laboratório de análises clínicas e um centro de diagnóstico por imagem. Com atendimento a cirurgias de baixa, média e alta complexidades, o empreendimento oferece estrutura com oito salas de cirurgia, 89 leitos de internação, 15 leitos de UTI, pronto atendimento 24h e serviço próprio de nutrição. O Hospital Baía Sul é parceiro da Clínica Imagem na manutenção do Instituto Baía Sul de Ensino e Pesquisa Dr. Irineu May Brodbeck (IEP), criado para desenvolver projetos de pesquisa, inovação e aperfeiçoamento contínuo de toda a equipe de atendimento e do corpo clínico.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

HU dá o primeiro passo para conquista de Selo de Qualidade

05.12.2019

HU dá o primeiro passo para conquista de Selo de Qualidade

Iguatemi instala posto de vacinação no shopping para o Dia D

29.11.2019

Iguatemi instala posto de vacinação no shopping para o Dia D

Floripa Shopping terá vacinação gratuita contra sarampo e febre amarela

28.11.2019

Floripa Shopping terá vacinação gratuita contra sarampo e febre amarela

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.