15.4 C
fpolis
sábado, maio 25, 2024
Cinesystem

Hospital de Olhos de Florianópolis realiza cirurgia inovadora na área do Glaucoma

spot_img

Hospital de Olhos de Florianópolis realiza cirurgia inovadora na área do Glaucoma

spot_imgspot_img

O centro cirúrgico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) foi local de uma importante inovação nesta semana: a realização, pela primeira vez em Santa Catarina, do “iStent Infinite”, cirurgia minimamente invasiva de glaucoma, da Glaukos, empresa de tecnologia médica oftalmológica e farmacêutica com sede nos EUA.

O procedimento foi realizado pela Dra. Natália Bessa Maes, da equipe do setor de glaucoma do HOF, cujo coordenador é o Dr. Lineu Shiroma. “Buscamos permanentemente o que tem de mais inovador na nossa área para podermos oferecer o que há de melhor aos nossos pacientes”, reforça o diretor técnico do hospital, Dr. Ernani Garcia, que acompanhou a cirurgia, com duração de cerca de 20 minutos.

O QUE É O GLAUCOMA?

Causado pela elevação da pressão intraocular e sem sintomas  iniciais, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma, no Brasil , há cerca de 1,5 milhão de pessoas com a doença. maneira gradual e imperceptível, começam a surgir “pontos cegos” que só serão percebidos depois de um dano considerável, quando todo o nervo é destruído. Embora não tenha cura, a doença tem tratamento com colírios, laser ou cirurgias, dependendo do estágio em que for descoberto.

COMO FUNCIONA A NOVA TECNOLOGIA FEITA NO HOF?

A Dra. Natalia explica que o “iStent Infinite” consiste num stent microscópico de titânio, o menor utilizado na Medicina, implantado no canal de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho), fazendo com que mais líquido seja drenado por esse sistema e, portanto, baixando a pressão intraocular do paciente. A novidade é que esta versão vem com 3 stents ao invés de 2, como era até então, tornando a cirurgia cada vez mais eficaz no controle do Glaucoma, além de muito segura.

A cirurgia é realizada com anestesia local, e a recuperação costuma ser muito rápida e tranquila, com pouca alteração da visão nos dias seguintes ao procedimento.

Fotos: Divulgação HOF

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img