27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Hospital ressalta os cuidados que devemos ter com os olhos no Dia Mundial do Diabetes

spot_img

Hospital ressalta os cuidados que devemos ter com os olhos no Dia Mundial do Diabetes

spot_imgspot_img

Você sabia que o diabetes é uma doença que, se não tratada corretamente, pode causar cegueira?

 

De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Essa doença, se não tratada corretamente, pode trazer complicações graves para o paciente, entre elas a cegueira. Para conscientizar as pessoas sobre a doença, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a OMS denominaram o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina – substância que controla a quantidade de glicose no sangue – ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Existem dois tipos de diabetes, do tipo 1 e 2.

A diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), Dra. Claudia Nascimento, alerta que os olhos são um dos principais órgãos afetados pelo diabetes. A retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia gera alterações no organismo que ocasionam lesões e comprometimento desses vasos. Se não tratada com antecedência, a RD pode causar cegueira irreversível.

– Por isso é tão importante o acompanhamento regular com um oftalmologista. O paciente diabético precisa realizar periodicamente o exame de mapeamento de retina. O intervalo de tempo entre as consultas vai depender do estágio da doença. Para aqueles que ainda não apresentam sinais de retinopatia diabética, a visita deve ser pelo menos uma vez por ano. Com os exames, é possível diagnosticar precocemente o aparecimento da doença e fazer o tratamento quando necessário, aumentando as chances da pessoa continuar enxergando – ressalta a médica.

Uma importante causa de baixa de visão pela retinopatia diabética é o edema macular. O diabetes pode também causar outras doenças oculares como catarata e glaucoma. Todas elas têm tratamento e quanto antes iniciá-lo melhor. Assim, o risco de perda da visão diminui.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img