Florianópolis, 4 março 2026
spot_img

Hospital Universitário e Centro de Ciências da Saúde da UFSC inauguram Laboratório de Simulação Clínica

SaúdeHospital Universitário e Centro de Ciências da Saúde da UFSC inauguram Laboratório...
spot_img

Instituto Collaço Paulo tem nova curadora-chefe

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e...

Programa Juro Zero apresenta resultado de janeiro de 2026

Florianópolis (SC) – A Associação das Instituições de Microcrédito...

MDA Alimentos leva Deutschips para a Run Mulher em Florianópolis

Companhia faz ativação de marca na corrida que celebra...
spot_img

Compartilhe

Novo laboratório vai agregar qualidade às atividades de ensino, formação e qualificação de profissionais da Saúde

Na próxima terça-feira (04/11), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, inaugura o Laboratório de Simulação Clínica, que vai agregar qualidade às atividades de ensino, formação e qualificação de profissionais da área da Saúde, coordenadas por professores, preceptores e instrutores habilitados.

Instalado num espaço compartilhado, no segundo andar do prédio de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (TOCE) do CCS, anexo ao HU, o novo laboratório está equipado com simuladores (manequins) de média fidelidade, sendo 24 unidades destinadas à simulação de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, crianças e recém-nascidos (oito unidades de cada), quatro unidades para a simulação de Desfibrilação Externa Automática (DEA), quatro para simulação de videolaparoscopia, dois para simulação de procedimentos em vias aéreas em adultos, e duas unidades para simulação de punção intraóssea. Os materiais para o Laboratório de Simulação Clínica foram adquiridos para essa finalidade e a adequação do espaço foi viabilizada por meio da parceria entre HU e CCS.

A inauguração, na terça-feira (04/11), terá início às 9h30, com uma solenidade no Auditório da TOCE, que será seguida por demonstração dos novos equipamentos, com transmissão, em tempo real, do Laboratório para o público no Auditório e convidados com acesso ao link.

Rede Ebserh

O HU- UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.