13.5 C
fpolis
sexta-feira, setembro 24, 2021
cinesytem

Hospital Veterinário Santa Vida realiza vacinação contra gripe canina na Grande Florianópolis

spot_img

Hospital Veterinário Santa Vida realiza vacinação contra gripe canina na Grande Florianópolis

spot_img

 

A campanha vai até 30 de junho e os recursos serão destinados aos animais do Abrigo Municipal da Prefeitura de Florianópolis – DIBEA.

Com a aproximação do inverno, chega com ele muitos problemas de saúde relacionados ao frio e se engana pensar que são só as pessoas que se resfriam neste período, muitos animais de estimação também sofrem com essas doenças. Pensando nisso, o Hospital Veterinário Santa Vida inicia nesta quarta-feira (12), a campanha de vacinação contra a gripe canina, nas unidades de Florianópolis, São José e Palhoça. O objetivo, além de imunizar o maior número de cães, é conscientizar os tutores sobre a importância desse cuidado com os animais.

Com a chegada do inverno a prevalência e a transmissão da doença em cães aumenta muito. A gripe canina, apesar de ser uma doença comum, pode evoluir para casos mais graves.

Conhecida também como tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina, a doença é infecto contagiosa, ou seja, de transmissão fácil e rápida, provocada por agentes como vírus que afeta o trato respiratório dos cães.

Segundo o Médico Veterinário Diretor técnico do Hospital Santa Vida, Dr. Bernardo Nobre, "o processo de contaminação é semelhante às gripes humanas, por meio de contato, e a prevenção é feita através da vacinação. Assim como os humanos, os cães também podem contrair a gripe e a vacinação é essencial, principalmente se o pet tem contato com outros cães ou costuma ir a pracinhas e pet shops, por exemplo", conclui Nobre.

Os sintomas são parecidos com os da gripe em pessoas: tosse contínua, que pode ser confundida com engasgo, corrimento nasal e ocular, febre, falta de apetite e apatia. A imunização é importante, pois animais vacinados, mesmo podendo contrair o vírus, apresentam sinais leves e de curta duração.

"Fica o alerta para todos os tutores de cães, na presença de qualquer sinal clínico, leve seu cão ao Hospital Santa Vida, pois, a doença pode se agravar, evoluindo para quadros de pneumonia e broncopneumonia", explica Dr. Bernardo Nobre.

A vacina contra a gripe canina é a melhor forma de prevenção. Além disso, proteja seu cachorro do frio, atente-se para animais doentes nas proximidades e evite aglomerações de cães durante o inverno. Lembre-se que uma dose de amor e muito aconchego também é prevenção!

Campanha

A ação ocorrerá de 12 de maio a 30 de junho e não será necessário realizar agendamento. O tutor deve estar com a carteira de vacinação do pet em mãos.

A imunização contra a Gripe Canina no Hospital Santa Vida é simples, rápida e sem dor. É feita de forma intranasal, através de uma gotinha no nariz do pet, que deve sempre ser realizada por um médico veterinário.

Ação Social: Doação de vacinas

Esperamos vacinar mais de 700 cães durante a Campanha.  A cada 10 vacinas aplicadas, o Hospital Santa Vida vai doar uma dose para animais que foram resgatados vítimas de maus-tratos pelo Abrigo Municipal da Prefeitura de Florianópolis – DIBEA.  

 Serviço:

O quê: Campanha de Vacinação contra gripe canina;

Quando: De 12 de maio a 30 de junho;

Onde: Em todas as unidades da Rede de Hospitais Veterinários Santa Vida;

Palhoça: Av. Elza Lucchi, 650 – Ponte do Imaruim;

São José: R. Adhemar da Silva, 668 – Kobrasol;

Florianópolis: Rua Delminda Silveira, 855 – Agronômica;

Florianópolis: Rua General Liberato Bittencourt, 1426-B – Estreito;

Mais informações acesse @SantaVida_Hv nas redes sociais, pelo telefone ou WhatsApp: 3197-1100.

 

spot_img
spot_img

Leia mais