18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Hospital Universitário terá ala para atendimento de queimados

spot_img

Hospital Universitário terá ala para atendimento de queimados

spot_imgspot_img

Santa Catarina vai inaugurar, dentro de um ano, sua primeira unidade de queimados, passando a atender a todos os casos hoje encaminhados para o Hospital Evangélico, em Curitiba. De acordo com o reitor em exercício da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Alberto Justo da Silva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou em sua visita ao Estado, segunda-feira, a liberação de R$ 6 milhões para a construção de três andares sobre a ala da lavanderia do Hospital Universitário. Com cerca de 580 metros quadrados, a unidade de queimados ficará no quarto piso, a exemplo de outros setores de alta complexidade, como a UTI e demais centros cirúrgicos.

A expectativa do reitor em exercício, que é médico e já foi diretor do HU, é de que as obras comecem dentro de três meses, após a licitação e contratação da empresa construtora. Paralelamente, a UFSC precisará montar uma equipe e treinar profissionais para o atendimento, não só em Florianópolis, mas nas cidades próximas à BR-101. “O edital de duplicação da rodovia já previa a implantação dessa unidade, por causa das cargas inflamáveis transportadas através dela”, diz Justo da Silva. Um estudo de engenharia e logística apontará onde haverá ambulâncias, ao longo da estrada, para prestar os primeiros socorros e fazer o encaminhamento de vítimas de queimaduras.

Outro fator que concorreu para a liberação dos recursos é a exigência de haver uma unidade de queimados em todas as regiões servidas por aeroporto internacional. “A ala funciona como uma UTI e requer cirurgiões e especialistas de plantão, porque o paciente não pode sair do isolamento”, afirma o reitor em exercício. Antes de começar a funcionar, o setor passará por uma rigorosa inspeção do Ministério da Saúde, que só fornecerá o credenciamento se a unidade se enquadrar nos parâmetros internacionais de atendimento a pessoas vitimadas por queimaduras.

Entre os casos mais comuns registrados atualmente (em Florianópolis, a referência é o Hospital Infantil) estão as queimaduras domésticas, provocadas por água fervente em crianças de pouca idade. Entre os adultos, predominam os acidentes com carros ou aeronaves, além de problemas em indústrias que utilizam líquidos inflamáveis para a limpeza de máquinas e equipamentos. E existem também os acidentes com os “churrasqueiros de fim de semana”, como diz o professor Justo da Silva, que usam álcool para acender o fogo e muitas vezes acabam na emergência dos hospitais. Por fim, há as queimaduras internas, que são aquelas provocadas por choques elétricos, que atingem os pulmões, intestinos e outros órgãos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img