20.9 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Hotéis e Jurerê Open, do Grupo Habitasul, assinam Termo de Compromisso Lixo Zero

spot_img

Hotéis e Jurerê Open, do Grupo Habitasul, assinam Termo de Compromisso Lixo Zero

spot_imgspot_img

Meta é reciclar e compostar 90% dos resíduos gerados nos empreendimentos até 2025

Representantes do Jurerê Open e dos hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village, empreendimentos do Grupo Habitasul, em Jurerê in_, assinaram na quarta-feira (13) o Termo de Compromisso com o Instituto Lixo Zero Brasil para atingir, até 2025, a meta de reciclar e compostar 90% dos resíduos gerados. O ato contou com a presença da embaixadora do Coletivo Lixo Zero de Florianópolis, Graciane Corso. O objetivo do shopping e dos hotéis é obter em 2024 o Selo Rumo ao Lixo Zero e em 2025 a Certificação Lixo Zero.

“Fazer a gestão correta dos resíduos, por meio da certificação, vai além das metas legais. Criamos um plano de ação para reduzir o envio de resíduos para o aterro sanitário, promovendo a reciclagem de materiais, empregabilidade e renda e o desenvolvimento social e econômico da região”, explica Salete Pereira, coordenadora de sustentabilidade da empresa.

“Em 2024, estaremos prontos para o Selo Rumo ao lixo Zero, com a proposta de destinar para a reciclagem até 89,9% dos resíduos gerados nas unidades de negócio. E em 2025, buscaremos a certificação, quando devemos enviar 90% ou mais resíduos para a reciclagem”, explica.

            Os atos de assinatura contaram com a presença de representantes da Secretaria municipal do Meio Ambiente, Comcap, diretoras de escolas da região de Jurerê e de diretores e gerentes do Grupo Habitasul. A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero).

EXEMPLOS DE BOAS PRÁTICAS

Hotel Jurerê Beach Village – Em 2022, 24% do total de resíduos gerados foram enviados para a reciclagem e em 2023, este índice subiu 59%. Para este crescimento, forma implementadas várias ações, entre elas, o envio para reciclagem de 2.975 esponjas de cozinha, tampas plásticas e 36 garrafas pet de 2 litros com lacres, que são revertidos para projetos sociais.

Jurerê Open Shopping – Primeiro shopping a céu aberto de Santa Catarina, o Jurerê Open vem se preparando para chegar à Certificação Selo Lixo Zero desde 2021. Em 2022, 11% do total de resíduos gerados, foram enviados para a reciclagem e neste ano, foram 24%. Em parceria com a Comcap, desde dezembro de 2021, todo o resíduo orgânico é destinado para a compostagem. Em 2022, foram 9,12 toneladas e em 2023, subiu para 35,49 toneladas, que deixaram de ir para aterro e foram transformados em adubo.

Em 2022, foi realizada uma pesquisa em todas as lojas do Open, com o intuito de conhecer os resíduos gerados por cada operação e com isso alocar as lixeiras nas áreas comuns, bem como reorientar o acondicionamento dos resíduos gerados e fomentar o uso de embalagens mais sustentáveis. Todas as lixeiras em áreas comuns foram sinalizadas e equipes treinadas para a separação e orientação do público.

Com a nova Central de Resíduos, organizada para receber materiais segregados, foram destinados, em 2022, 6,28% de resíduos recicláveis e, neste ano, 8%, para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, onde trabalham em média 60 famílias. Em 2023, foram instaladas 16 bituqueiras, nas quais pontas de cigarro são recicladas e transformadas em papel para confecção e artesanato, gerando empregabilidade e renda para microempreendedores locais. 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img