19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

HU dá o primeiro passo para conquista de Selo de Qualidade

spot_img

HU dá o primeiro passo para conquista de Selo de Qualidade

spot_imgspot_img

Começa a ser implantado neste mês, no Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade, que consiste num sistema de avaliação periódica que tem como meta promover a melhoria contínua dos serviços prestados pela instituição. Para isso, o primeiro passo é um processo de avaliação interna que começa nesta segunda-feira, 9 de dezembro e terminará em 07/02/2020. Esta atividade está sendo realizada em todos os hospitais da rede Ebserh.

Dentro do Programa, está prevista a concessão do Selo Ebserh de Qualidade, que é concedido  quando é constatado – e comprovado – que os serviços estão seguindo alguns requisitos e atingiram determinados padrões de qualidade.

 Para obter o selo, o primeiro passo é a avaliação dos serviços, que será  realizada por uma equipe de profissionais do hospital, que irá circular por todo o hospital, anotando detalhes de todas as atividades, conversando com os colaboradores e explicando todo o processo. Está previsto também a normatização dos documentos da Instituição, através da publicação de uma norma  Elaboração e Controle de Documentos Institucionais

A coordenadora da Comissão de Avaliadores Internos da Qualidade do HU-UFSC, a enfermeira Graciele Trentin, disse que essa equipe, formada por 13 profissionais das três gerências da instituição (Atenção à Saúde, Administrativa e de Ensino e Pesquisa) e tem como atribuição conduzir esse processo de avaliação interna da instituição e adotar, junto às equipes, as ações necessárias para alcançar os padrões estabelecidos e conquistar o Selo Ebserh de Qualidade.

“A equipe vai circular por todo o hospital, conversar com os  profissionais,  acompanhar o caminho do paciente em diversas áreas do hospital, é importante ter um profissional  designado pelas chefias, para estar recebendo essa  equipes nos setores, explicou a enfermeira Graciele.

Segundo ela, a primeira avaliação será no período de 09/12/2019 a 07/02/2020. “Esta fase será útil para identificar quais são os pontos fortes e quais podem ser aperfeiçoados para que o hospital progrida em direção à recomendações das boas práticas em saúde,  descritas no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh da Qualidade”, ela  lembra que esta avaliação não tem caráter fiscalizatório, mas sim de identificar onde estamos, onde queremos chegar e quais são os próximos passos para atingir nossas metas.

“Trata-se de um processo para sensibilizar os profissionais quanto à necessidade e relevância das melhorias nos processos de trabalho, promovendo uma cultura voltada para a aprendizagem e aprimoramento contínuo.  E que para obter o certificado,  é necessário  que todos os profissionais do hospital estejam unidos, , trabalhando em prol do mesmo objetivo".

  A Comissão  já começou a divulgar o processo de avaliação no hospital,  para maiores informações sobre o programa e a norma de padronização de documentos com os modelos editáveis  acesse a página: http://www2.ebserh.gov.br/web/hu-ufsc/gestao-da-qualidade

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img