15.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

HU-UFSC comemora 10 anos de transplante hepático com 150 procedimentos

spot_img

HU-UFSC comemora 10 anos de transplante hepático com 150 procedimentos

spot_imgspot_img

Para marcar uma década de trabalhos, o Núcleo de Transplante Hepático programou uma semana de atividades no hospital

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) comemora neste mês dez anos de transplante hepático, procedimento realizado por uma equipe que contabiliza 150 procedimentos desde 26 de novembro de 2011, quando foi feito o primeiro transplante de fígado na instituição. De lá para cá, o Núcleo de Transplante Hepático acumula um saldo de construção de conhecimento, formação de profissionais especializados e muitas histórias de vida renovadas.

O Núcleo de Transplante Hepático do HU-UFSC/Ebserh foi criado em meados de 2010, com o incentivo, estudo e trabalho de alguns protagonistas: a direção do hospital, a SC Transplantes, a Associação Amigos do HU, além dos profissionais do HU e do Núcleo de Transplantes do Hospital Santa Isabel, por meio do repasse de conhecimentos neste campo.

O núcleo constitui uma equipe multidisciplinar especializada que atua em todas as fases do processo do transplante, envolvendo assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos anestesistas, médicos cardiologistas, médicos cirurgiões do aparelho digestivo, médicos hematologistas, médicos hepatologistas, médicos intensivistas, médicos pneumologistas, médicos radiologistas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos.

As principais indicações para o transplante foram: cirrose por hepatites virais B e C, cirrose por álcool, cirrose por doença gordurosa não alcoólica, hepatocarcinoma e ascite refratária. Outras indicações foram: cirrose criptogênica, cirrose biliar primária, cirrose por hepatite autoimune, síndrome hepatopulmonar, colangite esclerosante primária e hepatite fulminante.

Para marcar os 10 anos de transplante hepático, foram programadas várias atividades na instituição durante a semana de 22 a 26 de novembro, com a divulgação de vídeo com depoimentos de pacientes e profissionais, uma ação de testagem rápida de hepatites virais B e C, marcada para o dia 22 no hall de entrada dos ambulatórios do HU.

A programação prossegue no dia 23, com a entrega de mudas de árvores com uma mensagem mostrando a importância deste processo e apresentação da Banda da Polícia Militar, seguida, no dia 24, de uma ação de conscientização da população sobre a doação de órgãos. No dia 25, haverá um encontro on-line com pacientes que passaram pelo processo de transplante hepático no HU e no dia 26, encerrando a semana de atividades, será realizada uma solenidade comemorativa.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img