16.2 C
fpolis
quarta-feira, junho 29, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

HU-UFSC/Ebserh inaugura nova sala de Hemodinâmica com equipamento de ponta 

HU-UFSC/Ebserh inaugura nova sala de Hemodinâmica com equipamento de ponta 

spot_imgspot_img

Angiógrafo foi adquirido com recursos do Rehuf, gerenciado pela Ebserh 

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) inaugurou nesta segunda-feira a sala do angiógrafo da Hemodinâmica, serviço vinculado à Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados (UDIDE), do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Trata-se da inauguração de um novo equipamento de ponta para exames mais complexos e de resultados mais precisos.
O equipamento, um angiógrafo Artiz Zee, foi adquirido com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), num total de R$ 3,821 milhões. O projeto e a adequação do espaço físico para sua instalação custaram R$ 445 mil, também com recursos do Rehuf.
De acordo com o cirurgião vascular e endovascular do HU Gilberto Galego, coordenador do serviço de Cirurgia Vascular do HU, o equipamento traz mais precisão e agilidade na realização de exames e na aquisição de imagens e reconstrução tridimensional para atendimento a pacientes com problemas cardíacos e vasculares, por exemplo.
Segundo ele, o serviço atenderá aos pacientes internados no HU e aqueles ambulatoriais encaminhados pelo Sistema de Regulação Estadual (Sisreg), e assim como todos os atendimentos realizados no HU, direcionados exclusivamente aos pacientes do SUS.
A nova área no HU, criada especificamente para comportar o angiógrafo, apresenta uma ampla gama de configurações e aplicações em 3D com tecnologia de ponta para preencher quaisquer necessidades na radiologia intervencionista. A estrutura foi ergonomicamente projetada de modo a permitir aumento do fluxo de trabalho (posição dos pacientes e movimentação dos profissionais em torno do equipamento). Só para se ter uma ideia, a sala de exames possui cerca de 50m², 11m² a mais que a antiga sala de hemodinâmica.
A sala do angiógrafo foi um projeto desenvolvido e acompanhado pelo Setor de Infraestrutura Física do HU. Além da sala de exames (local onde está localizado o aparelho) também foram construídos: sala de comando, sala de UTA (unidade de tratamento de ar condicionado) e sala técnica (onde ficam posicionados nobreak, sistema IT médico e quadros de controle do equipamento), totalizando 83 m². A estrutura foi planejada de modo a permitir, no futuro, a reforma de toda a unidade.
Além do cuidado na ergonomia e funcionalidade, o projeto da sala de exames foi desenvolvido sob o conceito da arquitetura pós-moderna, dispensando o padrão de ambiente frio (antigamente utilizado para demonstrar higiene) e promovendo uso de recursos para proporcionar conforto e satisfação aos pacientes e profissionais de saúde. Para exemplificar, percebe-se o uso da iluminação cuidadosamente posicionada, aplicação de cores quentes nas paredes em contraste ao azul da manta vinílica no piso, uso de laminado madeirado em esquadrias, forro com desníveis e detalhes, tudo com uso de materiais homogêneos e conceitos sem frestas, para facilitar a assepsia.
Galego acrescentou que, além de uma significativa melhoria na assistência, o novo equipamento e as novas instalações da Hemodinâmica abrem espaço para a qualificação e formação profissional nesta área, possibilitando aos profissionais, residentes e estudantes que atuam no hospital o contato com a tecnologia de ponta, já que no local são realizadas atividades multiprofissionais, envolvendo cirurgiões vasculares, profissionais da área de medicina diagnóstica, cardiologistas instensivistas, anestesiologistas, enfermeiros especializados em hemodinâmica e especialistas na área de gastroenterologia, entre outros.
Ao contribuir com a assistência e o ensino, o HU-UFSC/Ebserh mantêm seu compromisso na modernização de seu parque tecnológico, ao disponibilizar tecnologia de ponta e entregar à sociedade um serviço 100% público, gratuito e de qualidade.
Foto: Luciano Weber

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img