HU comemora hoje um ano do primeiro transplante de fígado

EventosHU comemora hoje um ano do primeiro transplante de fígado

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

O Hospital Universitário da UFSC – Universidade Federal Fluminense, comemora nessa segunda-feira, 10, às 16h, no auditório de Técnica Operatória do hospital, a passagem de um ano após a realização do primeiro transplante de fígado no hospital.

O transplante, que teve à frente o cirurgião-chefe Mauro Igreja, do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, foi realizado em Nilson Roberto dos Santos, de 47 anos. Com duração de 7h, a cirurgia contou com uma equipe de 20 pessoas treinadas no hospital blumenauense, que é referência no assunto.

Há pelo menos 7 anos, Nilson sofria com doenças hepáticas e, há dois anos a cirrose em estágio avançado foi detectada pela equipe da médica Ester Dantas. Quando perguntado se aceitava ser transferido para o HU e ser o primeiro transplantado daquele hospital, Nilson aceitou.

Além de Nilson, outros dois pacientes já estão à espera de um novo fígado e o segundo transplante hepático no HU deve ocorrer ainda este ano.

Para o diretor do HU, Felipe Felício, a operação significa um avanço em todos os aspectos. “Não é qualquer hospital que pode fazer este tipo de procedimento. Com essa conquista, o HU vai se tornando autossuficiente e o governo começa a nos ver com outros olhos”.

Com a cirurgia, o hospital recebeu do SUS – Sistema Único de Saúde, o valor de R$ 68.838,89, divididos entre os serviços hospitalares e profissionais, uma das cirurgias mais bem pagas pelo sistema de saúde.

Referência no Estado, desde o ano passado o HU faz diversas intervenções cirúrgicas complexas. Um mês atrás, foi realizada a primeira cirurgia neurofuncional para a cura da epilepsia, uma alteração na atividade elétrica do cérebro que causa convulsões repentinas. A próxima operação deve acontecer em breve.

Em abril deste ano, o hospital se tornou o único centro a realizar o implante coclear, intervenção feita para reparar perdas profundas de audição. A primeira cirurgia aconteceu em agosto e obteve sucesso. Em dezembro de 2009 foi realizado o primeiro transplante de córnea, o que permitiu executar cirurgias de glaucoma e catarata.