21.5 C
fpolis
terça-feira, maio 24, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Hub de Florianópolis cria curso virtual gratuito para jovens da periferia de todo o país

spot_img

Hub de Florianópolis cria curso virtual gratuito para jovens da periferia de todo o país

spot_imgspot_img

Empresa é uma das incubadas do INAITEC e tem como objetivo democratizar, através da educação, o acesso ao conteúdo de tecnologia e o mercado de trabalho

Engajado na missão de diminuir os índices de desigualdade social e transformar a vida de jovens da periferia através da educação tecnológica, o Prototipando a Quebrada – PAQ é um hub de impacto social que existe desde 2018, e acontece nos espaços de sensibilidade social da área metropolitana de Florianópolis.

Com mais de 200 educandos já atendidos e mais de 540 famílias impactadas, o PAQ lança o curso virtual gratuito: Introdução a Tecnologia e Mercado de Trabalho de Tecnologia, em seu canal no Youtube e na plataforma do AprendiZAP, um chatbot de conteúdos e exercícios gratuitos no WhatsApp desenvolvido pela Fundação 1Bi.

De acordo com Bianca Silva, professora e responsável pelo time de conteúdo da AprendiZAP, o país possui vários aplicativos e ferramentas digitais no universo da educação, mas pouco acessíveis para professores e estudantes das escolas públicas. “Como este ano estamos vivendo a implementação do Novo Ensino Médio, a área de tecnologia entrou no AprendiZAP como uma das nossas propostas de itinerários formativos”, explica.

A parceria com o PAQ foi um processo de muita sinergia e de troca, ainda mais porque o projeto já possui a experiência em trabalhar a tecnologia com estudantes de escolas públicas. Ficou um material bem bacana e acessível”, destaca a professora.

Curso é introdutório e também aborda desenvolvimento profissional e humano

De acordo com Jefferson Lima, fundador e educador do PAQ., o curso será introdutório, com linguagem clara e objetiva na área da tecnologia, e possui uma proposta de conteúdos voltados também para o desenvolvimento profissional. “As aulas vão desde a uma introdução sobre o mercado de trabalho na área tech e história das tecnologias, até ao desenvolvimento de habilidades de planejamento, autoaprendizado, passando também na abordagem de temas como inteligência artificial, o que é necessário para desenvolver um produto digital, entre muitos outros assuntos”, destaca Jefferson.

Educandos PAQ no caminho da área tech

O fundador do PAQ foi um jovem da periferia que traçou um caminho difícil para conquistar o seu lugar no mercado tech. “Hoje me orgulho em oferecer esta grande oportunidade para que os nossos educandos estejam preparados para enfrentar a vida adulta e melhorar a qualidade da sua vida e de suas famílias”, revela.

Empresas que abraçaram a causa do PAQ

O curso foi desenvolvido pelo projeto Prototipando a Quebrada e viabilizado por seis apoiadores fundamentais: Cooperativa de Crédito Únilos, Fundação 1Bi, AprendiZAP, INAITEC, Impact Hub Floripa e a associação Impact Hub Brasil.

“Damos toda a mentoria e assessoria para o crescimento sustentável do PAQ, fazemos conexões com novos parceiros, auxiliamos e estruturamos o plano estratégico de crescimento, assim como oferecemos apoio na parte de infraestrutura, viabilizando aproximadamente 30 posições em nosso espaço na Cidade Pedra Branca, para que eles possam desenvolver seu negócio”, explica Diego Chierighini, diretor executivo do INAITEC.

O INAITEC é um instituto que ajuda a criar e acelerar negócios que desenvolvam produtos e serviços relevantes para as cidades do futuro. O instituto foi fundado em 2010 junto com a Prefeitura Municipal de Palhoça, a Cidade Pedra Branca, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e a Associação Comercial e Industrial de Palhoça (ACIP) dando início a um novo ciclo de inovação em SC.

Para mais informações e inscrições, acessar:

https://prototipandoaquebrada.org

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img