17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

I Simpósio Internacional de Literatiura – Juan Carlos Onetti

spot_img

I Simpósio Internacional de Literatiura – Juan Carlos Onetti

spot_imgspot_img

Os anos de Onetti na Espanha.

No centenário do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti (1909 – 1994), o Núcleo de Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos (Núcleo Onetti) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o seu I Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti, a ser realizado na UFSC nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2009, com o objetivo de homenagear o autor, considerado pela crítica como um dos mais relevantes da América Latina.

No Brasil, o Núcleo Onetti da UFSC, fundado em 2004, é o único no gênero que se dedica sistematicamente ao estudo da obra do escritor, assim como de outros escritores da América Latina. Seu principal objetivo é colocar em diálogo as literaturas meridionais da América do Sul e colaborar para a integração cultural e a divulgação de resultados de pesquisas que privilegiem a interlocução entre as literaturas da região e discussões de ordem teórica, no espectro do pensamento e das literaturas ocidentais contemporâneas.

Sabemos que as literaturas da América Latina têm contribuído para a formação das literaturas ocidentais contemporâneas sem, em muitos casos, haver alcançado oportunamente o reconhecimento merecido. O I Simpósio Internacional de Literatura Juan Carlos Onetti, com o tema: Os anos de Onetti na Espanha almeja refletir sobre a produção do escritor durante seus quase vinte anos de exílio na Península Ibérica, entre 1975 e 1994, e resgatar a crítica de sua obra a partir de seus anos de exílio. Trata-se, justamente, de observar como certas literaturas produzidas no exílio conseguiram romper o cerco do silêncio a que foram condenadas pelas ditaduras de seus países e continuar seu labor em países como a Espanha pós-franquista, onde Onetti recuperou condições de trabalho e foi obtendo um gradual reconhecimento além das elites intelectuais latino-americanas que já o tinham considerado um grande mestre da literatura da América Hispânica.

O tema do Simpósio convoca um cruzamento de perspectivas críticas, indagando as reverberações das obras de escritores latino-americanos, especificamente a de Onetti, nas formações literárias contemporâneas e no foro das discussões teóricas.

O Simpósio reunirá reconhecidos críticos e escritores estrangeiros e pesquisadores brasileiros em um evento de três dias dedicados a um dos mais importantes escritores do século XX, Juan Carlos Onetti, no centenário de seu nascimento. Estarão presentes Noé Jitrik e Roberto Ferro da Argentina, Daniel Balderston e Hugo Verani, dos Estados Unidos, Eduardo Becerra e Francisca Noguerol, da Espanha, Ana Inés Larre Borges, do Uruguai e o escritor e vice-ministro de Educação e Cultura do Uruguai, Carlos Liscano. Do Brasil, contaremos com a participação de Wladimir Garcia, Raul Antelo, Jair Fonseca, Walter Costa e Liliana Reales e o escritor Tabajara Ruas.

Maiores informações e programação do evento no BLOG:

http://simposioonetti.blogspot.com/

Núcleo Onetti – UFSC
www.onetti.cce.ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img