19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

IASoft Consultoria e Sistemas nasceu do sonho de três jovens universitários de Florianópolis

spot_img

IASoft Consultoria e Sistemas nasceu do sonho de três jovens universitários de Florianópolis

spot_imgspot_img

Por volta do ano de 2000, três jovens universitários de Florianópolis, motivados pelo sonho de serem empresários, uniram suas habilidades e conhecimentos, criando e submetendo um plano de negócios para o Centro de Geração de Novos Empreendimentos em Software e Serviços – GeNESS, uma pré-incubadora da UFSC. Assim nasceu a empresa IASoft Consultoria e Sistemas – Inteligência Aplicada e Software. Inicialmente idealizada para trabalhar com aplicativos utilizando tecnologia WAP (Internet para celulares), que estava em evidência naquele período. Porém com o passar do tempo e o fracasso do WAP a empresa mudou o seu foco para o desenvolvimento de soluções empresarias sob encomenda, que alavancassem negócios de empresas emergentes. Desta forma, vários parceiros se uniram à IASoft, que construíu um excelente know-how nas áreas de clipping de intimações judiciais, logística, controle de frota, cobrança eletrônica e sistemas de rastreamento de ativos utilizando a tecnologia RFID (identificação por rádio-frequência).

Em parceria com a empresa também florianopolitana Publicações Online, a IASoft desenvolveu todos os seus sistemas, assumindo sua área de TI. Hoje a Publicações Online, que é umas das líder do seu segmento em Santa Catarina, atende todo o Brasil com seus serviços para advogados e possui clientes como Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco.

Com a filosofia de buscar estar a frente das tecnologias emergentes, a empresa pesquisou, desenvolveu e lançou um produto para rastreamento, localização e inventário de processos judiciais, usando tecnologia RFID. O sistema foi adotado por cerca de 40 cartórios no estado do Paraná, o que reduziu o custo de encontrar processos perdidos, que de dias passou para apenas alguns minutos. A evolução deste sistema permite hoje controlar e rastrear qualquer tipo de ativo, como controle de patrimônio ou produtos em estoque.

Em 2008, após pesquisas de mercado, detectou-se uma grande oportunidade de negócio no mercado automotivo brasileiro, que deu origem ao Portal Automotivo – um conjunto de sistemas integrados, que permitem que fornecedores de produtos e serviços para carros e motos, possam agregar valor para seus clientes, através da oferta de serviços diferenciados. Um desses sistemas é o Diário do Carro – um sistema gratuito que ajuda o proprietário a cuidar melhor do seu veículo, lembrando-o do vencimento do IPVA, manutenções, troca de óleo, etc. Com ele, o usuário conta com vários recursos interessantes, como o histórico e controle de manutenções e abastecimentos, além de gráficos de consumo e gastos mensais. Embora o foco inicial do Diário do Carro tenha sido a Grande Florianópolis, pessoas do Brasil inteiro estão usando. Uma novidade é o mapa interativo, onde o usuário pode consultar postos de combustíveís (muitos com o preço) e endereços de oficinas, despachantes, corretores de seguro, dentre outros fornecedores de serviços automotivos.

Com a tendência atual do mercado mobile, a IASoft iniciou o desenvolvimento de aplicações para Android, criando como seu primeiro produto o aplicativo Diário do Carro Mobile, que permite ao usuario a pesquisa de postos e oficinas, cadastro de abastecimentos, e auxiliar na escolha de qual combustível é mais recomendado se abastecer (álcool ou gasolina). Além de trabalhar com mobile, a IASoft está apostando em pesquisas nas áreas de mobile payment (pagamento móvel) e produção de aplicações e conteúdo para TV Digital.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img