15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Içami Tiba defende Educação de Alta Performance no Palco Iguatemi

spot_img

Içami Tiba defende Educação de Alta Performance no Palco Iguatemi

spot_imgspot_img

Evento será no dia 21 de junho (terça-feira) às 19 horas

A educação de alta performance é o foco do mais recente livro do psiquiatra e escritor Içami Tiba, que participa do Palco Iguatemi nesta terça-feira, dia 21, às 19 horas, na praça de eventos do Shopping Iguatemi Florianópolis. Durante o evento, Tiba conversa com o público sobre seu 30º livro “Pais e Educadores de Alta Performance”, que chega às livrarias já com 100 mil exemplares. Na obra, o especialista afirma que falta aos pais e educadores preparo para orquestrar uma educação que forme valores e competências nos filhos e alunos. Após o bate papo com o público, o escritor autografa seus livros na Saraiva MegaStore, parceira do evento.

O livro reúne os desafios, condutas e soluções para familiares, pais e educadores para lidarem com a educação de crianças e adolescentes no mundo atual. Com prefácio do especialista em educação corporativa, Eugenio Mussak, Pais e Educadores de Alta Performance, lançamento da Integrare Editora, propõe de maneira clara e eficaz uma conduta educacional equilibrada, atribuindo a devida responsabilidade a pais e educadores na formação de seres humanos competentes, éticos e felizes. A obra defende mudanças imediatas e de longo prazo que se iniciam dentro de casa, a fim de que o Brasil consiga se posicionar em escala mundial quando o assunto é educação.

“Neste livro, organizei todo o meu aprendizado. Estudos foram aliados à minha experiência como consultor de família, psicoterapeuta de adolescentes e atividades com escolas. O objetivo é oferecer aos leitores as melhores ações educativas – viáveis, de fácil aplicação e que já alcançaram excelentes resultados na prática” – ressalta Dr. Tiba.

Barreiras para pais e educadores

Com 40 milhões de analfabetos funcionais – um grupo dividido entre aqueles que não frequentaram a escola e aqueles que frequentaram, mas não se desenvolveram, o Brasil ainda enfrenta pontos negativos no quesito educação. Se por um lado, poucos recursos didáticos, baixos salários, violência dentro das escolas e déficit de professores determinam um cenário preocupante, por outro, a escassez de tempo para uma convivência saudável entre pais e filhos, aliada a uma permissividade aparentemente inocente e à proteção exagerada, podem levar a uma má educação, segundo o autor.

Propostas eficazes, para estes pais e educadores, ainda que não sejam simples, são descritas pelo especialista no livro. Para o professor, Tiba propõe lidar com a mudança. “Uma aula, por exemplo, precisa estar em constante transformação. O profissional de excelência reconhece que não pode parar de aprender nunca. Mais do que garantir o dinheiro para o sustento, o professor precisa manter o prazer pela tarefa, mesmo com todos os seus pontos negativos” – comenta.

Quando o assunto ultrapassa os muros da escola, o recado também não é dos mais suaves. Entre os desafios dos pais, um dos mais difíceis, segundo ele, é justamente reconhecer atitudes permissivas demais: “Geralmente, os pais só percebem que passaram dos limites da permissividade quando os filhos trazem problemas que afetam professores, familiares e a eles mesmos. Não cumprir pequenas obrigações escolares pode evoluir para o abandono escolar, o ato de experimentar drogas, a baixa qualidade de vida e exclusão social” – completa o autor.

Pais e Educadores de Alta Performance, 30ª obra do psiquiatra, trata diretamente da grande tarefa e responsabilidade de pais e educadores ao lidarem com os adolescentes de hoje – cada vez mais informatizados e independentes. O especialista sente a ausência de preparo para orquestrarem uma educação que realmente forme valores e competências para filhos e alunos. “Minha orientação terapêutica para os brasileiros é que preparemos as gerações presentes e vindouras para um Brasil que estamos para lhes deixar. A educação aprende com o passado, pratica o presente e presenteia o futuro”, afirma o autor.

Içami Tiba consolida mais de 40 anos de teoria e prática na Educação e faz desta obra leitura obrigatória para todos aqueles que buscam dar o Passo Além com filhos e alunos para a formação educacional necessária ao século XXI.

Ensinar e Aprender

Dividido em sete capítulos o livro discute entre os temas a visão dos pais, filhos e educadores sobre o cenário atual da educação. Expõe questões importantes como meritocracia, motivação para aprender, alcoolismo e drogas. Dr. Içami Tiba apresenta ainda conceitos inovadores como o preparo mental dos alunos e o mental break – técnica criada por ele, que ajuda na memorização e aprendizado das crianças.

Por fim, dr. Tiba apresenta os princípios “Passo Além” e “Marca Passo”. De acordo com o especialista, pais e educadores que não se desenvolvem e não inovam sua forma de comunicar com os jovens estão “Marcando passos”, ou seja, perdem a chance de se desenvolver e criar novos meios de comunicação – em outras palavras: estão deixando de dar o que ele chama de “Passo Além”. “Quem conquista uma liderança dá um “Passo Além” em relação aos seus liderados. Entretanto, para manter a posição ou elevar-se ainda mais é preciso dar novos passos ou corre-se o risco de ficar a ‘Marcar Passos’ e ser devorado pela obsolescência,” completa

Sobre o autor

Içami Tiba é psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Em 43 anos de carreira já realizou mais de 78 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias em clínica particular. Seus 29 títulos ultrapassam 4 milhões de exemplares vendidos. Proferiu mais de 3.400 palestras, no Brasil e no exterior, para empresas nacionais e multinacionais, escolas, associações e instituições. Entre seus títulos publicados pela Integrare Editora estão: Adolescentes: Quem ama, Educa!; Disciplina: limite na medida certa – Novos Paradigmas; Ensinar Aprendendo – Novos paradigmas na Educação; Seja Feliz, Meu Filho. Edição ampliada e atualizada; Educação & Amor; Juventude & Drogas: Anjos Caídos; Quem ama, Educa! Formando cidadãos éticos; Família de Alta Performance: Conceitos contemporâneos na educação; Conversas com Içami Tiba; Homem Cobra, Mulher Polvo; Educar para Formar Vencedores.

Sobre o Palco Iguatemi

O projeto Palco Iguatemi começou em 2008 e atualmente é um dos mais bem sucedidos projetos culturais da capital. O Palco é uma parceria entre o shopping e a Saraiva Megastore e já trouxe a Florianópolis alguns dos maiores lançamentos literários e musicais do País. Por ele, já passaram os cantores Paula Lima, Nei Lisboa, Humberto Gessinger, Jair Oliveira, a banda Dazaranha, o navegador Vilfredo Schürmann, os jornalistas Zeca Camargo, Cid Moreira, Fernando Morais e Moacir Pereira, o cartunista Ziraldo, os escritores Lya Luft, Mario Prata, Thalita Rebouças e o astronauta Marcos Pontes. O Palco Iguatemi acontece de março a outubro.

Pais e Educadores de Alta Performance, de Içami Tiba; 208 páginas.
Preço: R$ 29,90; Integrare Editora, 2011

Serviço:

Palco Iguatemi com Içami Tiba
Quando: Dia 21 de junho (terça-feira) às 19 horas
Onde: Praça de Eventos do Shopping Iguatemi
Evento Gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img