fique por dentro de floripa

- Variedades - Imaginação histórica e distopia são temas de live promovida pela Fundação Cultural BADESC

07.12.2020

Imaginação histórica e distopia são temas de live promovida pela Fundação Cultural BADESC

07.12.2020
Imaginação histórica e distopia são temas de live promovida pela Fundação Cultural BADESC
Foto: Insomnia or Nocturnal Awakening, obra de arte digital de George Grie – crédito Divulgação

 

Professor Julio Bentivoglio participa do encontro virtual gratuito que acontece na quarta-feira, dia 9 de dezembro

 

Distopia é uma realidade imaginária na qual as pessoas vivem em meio ao autoritarismo e a privação. Falar sobre o assunto ajuda a compreender muito sobre a história e a imaginação. E na quarta-feira, dia 9 de dezembro, o professor Julio Bentivoglio vai falar sobre o tema no encontro virtual gratuito promovido pela Fundação Cultural BADESC.

A partir das 19h30, o professor que leciona Teoria da História na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vai explanar sobre a pesquisa História em transe: distopia, imaginação histórica e interdição de futuros. Para acompanhar a aula, basta acessar o link http://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb e acompanhar a mesma pelo Microsoft Teams. O acesso só será liberado no dia da live. 

O encontro integra uma série de lives do projeto A história entre imagens e sons, uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Laboratório de Imagem e Som. 
 

Sobre Julio Bentivoglio

Professor de Teoria da História na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e integrante dos Programas de Pós-graduação em História e Geografia. Atua nas áreas de Teoria da História, Historiografia brasileira, francesa e alemã, História Intelectual, Brasil Império, história das ideias, História urbana. Organizou a publicação de traduções de Droysen e Gervinus pela editora Vozes e de Chladenius pela Editora da Unicamp. E também as coletâneas A Constituição da História como Ciência, Afirmação da História como Ciência pela editora Vozes e o Futuro da História pela Milfontes. Foi diretor da ANPUH seção ES (2011-2013), vice-diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais na UFES (2011-2015), editor da revista Dimensões (PPGHIS-UFES) (2012-2014), chefe do Departamento de História (2011), editor executivo da revista História da Historiografia (2010-2014) e é pesquisador vinculado ao LAB-TEO USP e coordenador do LETHIS-UFES. Embaixador da International Network for Theory of History no Brasil desde 2013.
 

Último encontro

No dia 16 de dezembro, a professora Maria da Conceição Francisca Pires (Unirio) vai participar do encontro. Também, a partir das 19h30, ela irá abordar o tema A Pandemia na Mira do Humor: é possível rir em tempos de luto?
 

Serviço: Encontro virtual História em transe: distopia, imaginação histórica e interdição de futuros, com o professor Julio Bentivoglio

Data:  9 de dezembro – quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Plataforma online Microsoft Teams (http://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb)
Gratuito

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Eu Me Cast terá estúdio de verão em Florianópolis

18.01.2021

Eu Me Cast terá estúdio de verão em Florianópolis

Paradigma Cine Arte indica filmes do Festival Varilux de Cinema Francês mais aclamados pelo público

14.01.2021

Paradigma Cine Arte indica filmes do Festival Varilux de Cinema Francês mais aclamados pelo público

Programação final de semana Jurerê Open Shopping

13.01.2021

Programação final de semana Jurerê Open Shopping

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.