23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Importante avenida de São José passa por testes para diminuição dos engarrafamentos

spot_img

Importante avenida de São José passa por testes para diminuição dos engarrafamentos

spot_imgspot_img

Motoristas que passaram pela Avenida Leoberto Leal, em São José, na Grande Florianópolis, no dois últimos dias, devem ter notado mudanças no trânsito local. O teste para alterações no trânsito da avenida, em Barreiros, iniciou na manhã desta segunda-feira, 2. Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos ao longo da via, o Departamento de Trânsito do Município está propondo a proibição de conversões à esquerda no trecho que vai da Rua Manoel Loureiro até a Rua Hermes Zappelini. Com a alteração, os retornos só são permitidos nos cruzamentos com as ruas Hermes Zappelini, Cap. Pedro Leite e Manoel Loureiro, organizados por semáforos. Os testes seguem até o dia 20 de dezembro. As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José.

Para a engenheira de tráfego, Eliara Porto, as mudanças estão sendo bem aceitas e as filas diminuíram no sentido bairro-Florianópolis. Foram realizados dois testes na manhã desta segunda-feira. A equipe saiu do início da avenida às 7h40min, em direção à Florianópolis, e chegou à Ilha em 12 minutos. O mesmo teste foi realizado às 9h e o tempo diminuiu para nove minutos.

Durante o teste, as conversões à esquerda só serão permitidas nos semáforos.

Segundo a engenheira, durante a semana serão realizados testes com saídas dos bairros, para avaliar os impactos das mudanças e o tempo do percurso até Florianópolis. Eliara também explica que para a Rua Coronel Américo está sendo estudada a possibilidade de ela se tornar mão única na primeira quadra, para facilitar o acesso à Faculdade Estácio de Sá.

Para as alterações, foram instaladas barreiras físicas de concreto móveis, para alertar os motoristas da proibição. Cones e placas de sinalização foram colocados ao longo da via. A Guarda Municipal está fazendo rondas no local, verificando os locais de estacionamento e orientando o trânsito no final da avenida, onde posteriormente será instalado um semáforo. A engenheira de tráfego Eliara Porto, ressalta a importância dos motoristas respeitarem a sinalização de estacionamento, contribuindo para a fluidez do trânsito.

Os impactos das alterações serão analisados no teste, que ocorrerá até o dia 20 de dezembro.

O Departamento de Trânsito realizará duas pesquisas de satisfação para saber a opinião dos usuários. A primeira pesquisa já foi realizada e a outra será feita após o teste. Antes de serem aplicadas, as mudanças também foram apresentadas aos empresários e comerciantes em uma reunião da Aemflo/CDL.

Confira as alterações:

– Serão proibidas as conversões à esquerda nos cruzamentos:

da rua Cel. Américo para Leoberto Leal;

da Leoberto Leal para a rua Santo Antônio;

da Leoberto Leal para a rua José Victor da Rosa;

da Leoberto Leal para a rua Virgilino F. de Souza;

da Leoberto Leal para a rua Fúlvio Vieira da Rosa;

da rua Fúlvio Vieira da Rosa para a Leoberto Leal;

da Leoberto Leal para rua do Iano e para a rua Antônio Schroeder;

da rua Antônio Schroeder para a Leoberto Leal;

da Leoberto Leal para a rua Renato R. da Silva e rua Gisela;

da rua Renato R. da Silva e da rua Gisela para a Leoberto Leal;

da Leoberto Leal para a rua Hermes Zappelini.

– A conversão à direita permanece livre nas vias que comportam atualmente esse movimento

– Com a proibição de conversão à esquerda, os retornos acontecerão nos cruzamentos com as ruas:

Hermes Zappelini (que passará a ter sentido único em toda sua extensão);

Cap. Pedro Leite;

Manoel Loureiro.

– Para o acesso aos estabelecimentos comerciais também será proibido realizar a conversão à esquerda, independente da origem

– Também passará a ser proibido realizar retornos na Avenida Leoberto Leal

Semáforos

– Haverá instalação de um semáforo no cruzamento com a rua Hermes Zappelini e a Guarda Municipal irá coordenar a preferência da passagem

– Os semáforos das ruas Cap. Pedro Leite e Manoel Loureiro não sofrerão alterações

– Os semáforos das ruas Virgilino de Souza e Santo Antônio fecharão somente para a travessia de pedestre

Retornos

– Quem vier no sentido Florianópolis – BR-101, para acessar a Faculdade Estácio de Sá, deverá convergir à esquerda na rua Cel. Américo e acessar a Rua Laudelino Souza Filho. Na Avenida Leoberto Leal haverá canalização de tráfego para esta finalidade;

– Para o motorista que vier no sentido BR-101-Florianópolis para a Estácio de Sá não haverá mudanças, podendo entrar normalmente na rua Santo Antônio;

– O retorno sentido Florianópolis passará a ser feito pelas ruas Heriberto Hulse e José de Araújo;

– Já o retorno sentido BR 101 poderá ser feito utilizando as ruas Fúlvio Vieira da Rosa, Virgílio Ferreira e Cap. Pedro Leite.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img