26.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Inflação em Florianópolis tem leve aceleração em junho, mostra Índice de Custo de Vida da Udesc Esag

spot_img

Inflação em Florianópolis tem leve aceleração em junho, mostra Índice de Custo de Vida da Udesc Esag

spot_imgspot_img

Os preços dos produtos e serviços consumidos em Florianópolis tiveram um aumento médio de 0,21% em junho, uma leve aceleração em relação à inflação de maio (0,14%). Entre os gastos que mais pesam no orçamento das famílias, houve queda no custo dos alimentos (-0,31%) e aumento nos itens relativos a transportes (2,63%) e habitação (0,34%).

Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com apoio da Fundação Esag (Fesag). O índice registra ainda uma alta acumulada da inflação de 1,18% desde janeiro e de 3,04% nos últimos 12 meses.

Alimentação

Alimentação e bebidas é o grupo com mais peso no cálculo do índice, reunindo itens que correspondem a mais de 20% do orçamento das famílias. O preço médio dos alimentos comprados nas feiras e supermercados caiu 0,5%, enquanto o custo de fazer uma refeição em restaurantes ou lanchonetes se manteve estável em relação ao mês anterior.

A variação para baixo nos preços dos alimentos consumidos em casa foi puxada por alguns subgrupos, como o de tubérculos, raízes e legumes (-12,2%). Alguns produtos que vinham subindo muito nos últimos meses, por conta da entressafra, tiveram quedas significativas em junho. É o caso do tomate (-24,8%) e da batata inglesa (-15,2%).

Também caíram os preços das hortaliças e verduras (-2,47%) e dos enlatados e conservas (-2,17%). Carnes, pães e açúcares e derivados tiveram quedas próxima de -1%.

Transportes e habitação

Depois dos alimentos, os preços com mais impacto no Índice de Custo de Vida são os relacionados aos transportes (19% do orçamento das famílias) e habitação (responsável por 13,5% dos gastos).

Diferente da alimentação, os dois subgrupos tiveram aumento dos preços no mês de junho. Nos transportes a alta foi mais forte (2,63%), puxada principalmente pelos combustíveis para automóveis, que subiram quase 7%.

Subiram um pouco acima do índice geral os preços ligados à habitação (0,34%) e artigos de residência (0,26%). Já os serviços de comunicação subiram 0,80%. Além dos alimentos, tiveram redução de preços os grupos de saúde e cuidados pessoais (-0,54%), despesas pessoais (-1,21%), vestuário (-1,69%) e educação (-0,27%).

Sobre o Índice de Custo de Vida

O ICV/Udesc Esag registra a variação dos preços de 297 produtos e serviços consumidos por famílias de Florianópolis com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Para o último boletim mensal, os dados foram coletados entre os dias 1º e 30 de junho.

A metodologia é a mesma usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial para a meta de inflação nacional. Para o cálculo do ICV, a Udesc Esag conta com o apoio da Fundação Esag (Fesag) na atualização das ferramentas utilizadas.

Mais informações podem ser obtidas em udesc.br/esag/custodevida, onde é possível consultar os boletins mensais (desde 2010) e as séries históricas (desde junho de 1994) do ICV/Udesc Esag.

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img