23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Informativo ABIH-SC: últimas novidades do setor hoteleiro de Santa Catarina

spot_img

Informativo ABIH-SC: últimas novidades do setor hoteleiro de Santa Catarina

spot_imgspot_img

SANTUR anuncia promoção de destinos catarinenses

No último dia do Encatho (6/5), a SANTUR preparou uma surpresa para os hoteleiros catarinenses. O presidente da entidade, Valdir Walendowsky, acompanhado do diretor de marketing, Flávio Agustini e da diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Sant’Ana de Liz, anunciou uma campanha de divulgação dos destinos turísticos de Santa Catarina para o mercado catarinense. O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz comemorou a iniciativa e garantiu parceria. Já os hoteleiros mostraram-se satisfeitos com a notícia e asseguraram que vão fazer o possível para o sucesso do projeto.

Convocação de reunião de Diretoria

O presidente da ABIH-SC convoca os membros da diretoria para a reunião que acontecerá na próxima terça-feira (17), às 14h, na sede da entidade em Florianópolis. Estará em pauta a avaliação do 25º Encatho, 23ª Exprotel e demais eventos paralelos que aconteceram durante o encontro da hotelaria catarinense e nacional, ocorridos dias 04, 05 a 06 deste mês no CentroSul, em Florianópolis, além da campanha promocional lançada pela SANTUR. Pede-se confirmação de presença pelo fone (48) 3222-8492 ou e-mail: adm@abih-sc.com.br

Inscrições para os cursos do “Bem Receber Copa”

Estão abertas até o próximo dia 20, as inscrições para os cursos gratuitos “Bem Receber Copa” que vai qualificar 500 trabalhadores na Grande Florianópolis, entre capitães-porteiros, recepcionistas, mensageiros, governantas e média gerência. O objetivo é preparar mão de obra para atender aos turistas que visitarão o país durante a Copa de 2014. Inscrição com Bianca Antonini, Coordenadora local do projeto, pelo fone: (48) 9971-8670 ou pelo e-mail: coordenacao.sc@evmh.com.br

Sucesso do Encontro Catarinense de Hoteleiros

ABIH-SC comemora o sucesso da maior edição do Encatho em 25 anos. Ao todo 2.640 pessoas participaram do evento que encerrou no último dia seis, em Florianópolis. A programação baseada no tema central do evento – Hotelaria: Tendências & Oportunidades, foi o foco de palestras, oficinas, seminários e debates sobre tendências, desafios e rumos do setor. Para isso contaram com o apoio de especialistas em comercialização e marketing, recursos humanos e tecnologias, entre outros. Representantes de 71 cidades de 22 estados, além de 100 empresas expositoras estiveram presentes. A edição de 2012 já está definida e será realizada de 26 a 28 de abril.

Santa Catarina é exemplo para o país

O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, se mostrou surpreso com a dimensão do Encatho e da Exprotel e declarou que “o evento em Santa Catarina, que reúne e discute problemas do setor hoteleiro é um exemplo a ser copiado e difundido por todo o Brasil”. Fermi aproveitou o evento para reunir em Florianópolis os presidentes das ABIH´S de todos os estados brasileiros para tratar de assuntos de interesse da entidade. Reuniu também a diretoria do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH). Outra entidade que realizou reunião durante o Encatho foi a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) sob a presidência de Alexandre Sampaio.

Reunião de Hoteleiros discute desafios do setor

Durante a tradicional reunião de hoteleiros realizada durante o Encatho, foi traçado um panorama dos principais problemas que travam o crescimento do setor, ligados a fatores internos e externos. De ordem interna estão a questão de qualificação do quadro funcional, necessidade de atualização tecnológica, gestão do negócio e a visão do próprio hoteleiro sobre seu empreendimento. Entre as questões externas foi destacada a mudança do perfil da população brasileira, a deficiente estrutura viária e de saneamento e a necessidade de mais investimento na promoção.

Feira de produtos apresentou inovações

A 23ª Exprotel, Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria, contou com a participação de mais de 100 empresas que apresentaram novidades e fizeram lançamentos de novos produtos e serviços, além dos produtos tradicionais para os meios de hospedagem. As empresas apresentaram opções para que pousadas, pequenos e grandes hotéis, resorts e redes hoteleiras pudessem escolher as melhores soluções de investimentos para modernização de seus equipamentos e atualização tecnológica.Foto: Jefferson Severino

Gretz alerta para mudanças no setor

João Roberto Gretz, que ministrou a palestra magna no 25º Encatho, destacou a importância do treinamento e investimento nos funcionários. Enfatizou a necessidade dos gerentes circularem entre os hóspedes para ouvir suas opiniões sobre atendimento e atender às suas necessidades. “Se você fica à espera que o cliente venha reclamar, você vai esperar sentado porque um, ou no máximo dois virão. Os outros vão direto para a concorrência”, alertou. Segundo ele, os hoteleiros brasileiros têm competência para competir com o mundo, “mas não adianta pensar apenas no seu negócio se não tiver visão das oportunidades e se articular com o poder público, entidades e comunidade para reivindicar melhor infraestrutura”. Alertou para o novo perfil de cliente com o crescimento da classe C que deverá chegar a 30 milhões de pessoas em dez anos. “Essa será a nova consumidora de destinos e hospedagens”, alertou.

Rodada de Negócios

No encontro de negócios realizado no 25º Encatho, dezenas de meios de hospedagem associados à ABIH-SC fizerem contatos visando futuros negócios e outros comercializam seus produtos na 2ª Rodada de Negócios, coordenada pelo Sebrae SC. Participaram da rodada grandes compradoras de destinos, como a 365SIT (Argentina); Agência Cosmos de Viagens; All Seasons (Argentina); Azul Viagens; Bancorbrás; Coobrastur; CVC; Europlus Operadora; Litoral Verde Operadora de Turismo; MGM Operadora; Pomptur; SBTUR; Trend Operadora; Tropix Turismo Inteligente e Destino Barato.

Sucessão empresarial – Cuidados e experiências

O foco da palestra ministrada por Thomas Michael Lanz, da Íntegra Capacitação Empresarial foi a sucessão, especialmente a perpetuação de empresas familiares e como se preparar para passar os negócios às novas gerações. Hoje, por falta de preparo, 65% das empresas familiares fecham as portas por problemas de sucessão e conflitos familiares. Apenas 10% passam para a 4ª geração. “Há uma mortalidade muito grande”, enfatizou Lanz. O problema, disse, é que os herdeiros não são preparados e mesmo a governança não está bem estruturada. Soluções sugeridas: planejamento, plano de transição, criação de conselhos familiares e consultivos e principalmente a criação de protocolos familiares, estabelecendo regras.

Cardápio como Estratégia de Venda

As tendências no setor de alimentação na hotelaria foi o foco do 1º Fórum de A&B realizado no Encatho. A nutricionista Marlise Potrick Stefani, destacou a necessidade de oferecer alimentos saudáveis, funcionais e orgânicos nos cardápios do café da manhã, bufês e à La Carte. Já o gerente de gastronomia da Mavsa Resort Convention & SPA, de Cesário, SP, Wellington Moreira destacou a criatividade voltada ao perfil do cliente, como agente de melhoria do desempenho operacional, evidenciando os serviços e gerando maior rentabilidade e mídia espontânea. Marcelo Jacobi, do Restaurante Épico, de Porto Alegre, disse que a “gastronomia é como a medicina: precisa ser diariamente renovada” e que essa ideia precisa ser multiplicada. Para Bianca Antonini, mediadora do encontro, “o evento conseguiu reforçar o cardápio como estratégia de venda no setor e apresentar inovações e tendências nos eventos gastronômicos como estratégia de marketing”.

Fórum de Gestão Comercial

Um encontro específico tratou da comercialização do produto hoteleiro reunindo profissionais da área de vendas no 1º Fórum de Gestores Comerciais, durante o 25º Encatho. O tema do fórum foi a “Qualificação, Mercado e Mídias”, tendo como mediador Pedro Barros, da SC Marketing. Os debatedores foram Milton Zuanazzi, presidente executivo do Sistema Brasileiro de Hotéis, Lazer e Turismo (SBTUR), Cesar Nunes, diretor comercial do Royal Palm Hotels & Resorts e Nelson Goes, do Feller Hotéis. O uso das mídias sociais pelos hotéis para conquistar e fidelizar a geração Y foi um dos pontos mais enfatizados por eles. “Quem estiver fora da rede (social) está fora da pescaria”, salientou Zuanazzi.

Seminário de Turismo e Hotelaria

Entre as dezenas de trabalhos acadêmicos inscritos, cinco foram classificados para o 9º Seminário de Turismo e três apresentados no 25º Encatho, sob a coordenação de Luiz Gonzaga de Souza Fonseca, diretor de Qualificação da ABIH-SC e da professora Bianca Antonini, contando também com a participação de Elisa Wypes de Liz, diretora de Políticas Integradas do Lazer, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. As teses apresentadas foram: “Marketing Digital: Uma análise na Hotelaria Catarinense” por Tiago Savi Mondo em colaboração com Carlei Nunes Dellinghausen e a Dra. Jane Pereira da Costa. O segundo foi “Turismo Acessível: Um nicho de mercado em expansão”, pelo professor Carlos Cappellini. O terceiro foi apresentado por Júlia Maria Mallmann com apoio da professora Mirian Terezinha Pinheiro, sobre “As razões que motivam o colaborador do setor hoteleiro como estratégia de aumento da ocupação”.

Valores praticados na hotelaria

Duas oficinas técnicas realizadas no último dia do evento auxiliaram os hoteleiros sobre os preços praticados. Paulo Mélega falou sobre “Estratégias de Preços na Hotelaria”. O diretor de operações da Bourbon Hotéis & Resorts explicou que os hoteleiros não devem manter um preço fixo e sim trabalhar com flexibilidade, vencendo paradigmas e estando atentos ao novo perfil do consumidor como a geração Y, consumidora assídua da internet. Segundo ele, o público que compra pela internet saltou de um milhão, em 2001 para 23 milhões em 2010. Os debatedores da oficina foram Jacob Hartmann, Rubens Régis e Eduardo Mello.

Quanto vale um hotel?

Para sanar dúvida sobre o valor de compra ou venda de hotéis, pousadas e resorts o diretor da Pool Assessoria Empresarial, Nelson Ambros, apresentou detalhes das etapas fundamentais de um Plano de Negociação. Abordou questões de como avaliar o potencial de negócio, dimensionar o investimento e projetar o fluxo de caixa. Destacou ainda a necessidade de análise de negociação, contando com uma assessoria contábil e jurídica. Aconselhou a quem está comprando fazer uma investigação sobre possíveis reclamatórias trabalhistas. Sobre o fechamento do negócio alertou: “Não tenha pressa em comprar ou vender, pois o êxito de uma transação envolvendo elevadas somas pode levar em média até nove meses”.

Governantas e camareiras buscam qualificação

Cerca de 250 camareiras, mordomos, auxiliares de limpeza, profissionais da lavanderia e passadoria participaram do 3º Simpósio de Governança Hoteleira, durante o 25º Encatho. O objetivo é suprir o déficit de até 30% das vagas em aberto em nível de média gerência (governantas) na hotelaria de SC. “Este encontro acontece em um momento em que o mercado está super aquecido e, em Santa Catarina, 20 a 30% das vagas estão em aberto em nível de média gerência”, afirmou a presidente da Associação Brasileira de Governantas SC (ABG), Carla Costa. Ressaltou a necessidade de treinamento, com enfoque nas técnicas corretas de manuseio de materiais químicos, ordem de limpeza e maneira adequada de executar as tarefas para otimizar o tempo e evitar o retrabalho. Mas não basta a qualificação, alertou. “O profissional tem que ter também um comportamento mais flexível, pois 90% do tempo do hóspede é em contato com a governança”, lembrou Carla.

Pousada Pedra da Ilha, case de sucesso

Ramon Vailatti, gerente da Pousada Pedra da Ilha, localizada na Praia Alegre, em Penha, SC, apresentou no Encatho, uma oficina sobre o empreendimento, mostrando os diferenciais que tornaram a pousada um sucesso em 10 anos de atividades. Segundo ele, isso se deve a gestão profissional, baseada na liderança humanizada. Apesar de ser administrada pela família, eles contam com apoio de profissionais de marketing e recursos humanos. “Ninguém faz sucesso sozinho. Tem que ter apoio de consultorias” recomendou. Entre os diferenciais da pousada estão a localização a beira mar e a preocupação em apresentar sempre novidades para valorizar o produto. A valorização da mão de obra e o treinamento constante da equipe faz parte da política da empresa.

Alunos de hotelaria participam do evento

Um grupo de 87 alunos do ensino médio da E.E.B. Manoel Henrique de Assis, de Penha, litoral de Santa Catarina, visitaram a 23ª Exprotel. A diretora, Maria da Graça Duarte Adriano, acompanhou as três turmas de jovens para se familiarizarem com o ambiente de hotelaria e de negócios do segmento e para conhecerem o funcionamento de uma feira do setor. Outras instituições de ensino também foram representadas por seus estudantes na feira.

Agradecimento a parceiros e apoiadores

Ao encerrar mais uma edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (25º Encatho), a diretoria da ABIH-SC agradece a todos os profissionais, entidades e empresas que colaboraram para o sucesso do evento. Em especial ao Governo do Estado, através do secretário de Turismo, Cultura e Esporte Cesar Souza Junior, Antonio de Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços e Turismo (CNC), Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, Guilherme Ziguelli, superintendente do SEBRAE SC, aos expositores, hoteleiros, fornecedores, colaboradores, parceiros, equipe da ABIH-SC e a mídia. Todos foram fundamentais ao sucesso do evento que teve âmbito nacional contando com a diretoria de entidades de classe que aproveitaram para realizar suas reuniões em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img