17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Inicia construção da nova Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão

spot_img

Inicia construção da nova Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão

spot_imgspot_img

Fundada há 35 anos, a Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão – AVOS, é considerada a mais antiga entidade na luta contra o câncer infanto-juvenil no Brasil. Este ano a AVOS está concretizando um sonho antigo: a construção de uma nova Casa de Apoio para crianças, jovens em tratamento contra o câncer e seus acompanhantes, no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, que receberá o nome Casa Vovó Gertrudes, uma homenagem mais do que justa a Maria Gertrudes da Luz Gomes. Atualmente Florianópolis já conta com uma Casa de Apoio, também anexa ao Hospital Infantil, porém já obsoleta e que não consegue atender a demanda.

Com a nova Casa será ampliada a capacidade de atendimento de 30 para 60 pessoas por dia. Serão mais de mil metros quadrados de infraestrutura para melhor atender àqueles que necessitam de amparo longe de sua moradia. “Atualmente, a Casa de Apoio do Hospital Infantil Joana de Gusmão é o único local gratuito disponível para a acomodação de pacientes de fora da Grande Florianópolis em tratamento contra o câncer no hospital. O fluxo de pessoas encaminhadas para a Casa hoje é maior do que a capacidade do abrigo e há muitos anos a AVOS luta pela construção de uma nova casa”, afirma a coordenadora da instituição Maria Gertrudes da Luz Gomes, 76 anos.

O empreendimento está sendo concretizado graças às arrecadações da campanha McDia Feliz desde 2006 e demais ações sociais realizadas pela Associação de Voluntárias do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão ser hoje o maior centro especializado e de referência no tratamento de onco-hematologia no Estado, a maior parte da demanda vem para Florianópolis. Hoje além do hospital na capital, Santa Catarina possui apenas mais um centro para atendimento de crianças e jovens no tratamento do câncer, o Hospital Materno Infantil em Joinville.

Por ser um hospital de referência, hoje o Hospital Infantil Joana de Gusmão registra mensalmente a média de atendimentos:

ü Atendimento ambulatorial = 400
ü Internações = 40
ü Quimioterapia = 800
ü Taxa de sobrevida = 75%
ü Estimativa de novos casos ano = 120

Sobre o projeto da nova Casa de Apoio

O terreno onde está sendo construída a nova Casa de Apoio tem 2.615 m² e foi cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em comodato para a Associação. Com a nova Casa de Apoio, além da ampliação da capacidade de atendimento, com dormitórios equipados, banheiros, cozinha, contará com brinquedoteca, biblioteca, auditório, oficina de marcenaria, sala de convívio, lavanderia e refeitórios.

“A Casa de Apoio é um sonho que está sendo concretizado e dessa forma poderemos ajudar um número maior de pessoas duplamente: primeiro por estarmos dobrando a capacidade de atendimento e também porque muitas vezes pacientes em estado não grave, que precisam de acompanhamento, mas não da internação, são encaminhados para Casa “, declara Maria Gertrudes.

A obra já está em execução, a primeira laje já foi concretada e na próxima semana as paredes serão erguidas. A previsão para inauguração do espaço é no primeiro trimestre de 2012.

A nova casa receberá o nome de Casa Vovó Gertrudes, uma homenagem a grande idealizadora do projeto, que há mais de 30 anos luta pela causa do câncer infanto-juvenil.

Doações para a AVOS

Todas as doações recebidas pela AVOS são destinadas exclusivamente à assistência social das crianças e adolescentes e aos seus respectivos acompanhantes quando atendidos no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Atualmente, a grande necessidade é de roupas em bom estado de uso; brinquedos; produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova dental, pente, escova de cabelo, xampu, condicionador, absorvente, fralda descartável); alimentos não perecíveis (formam cestas básicas e são distribuídas para famílias necessitadas quando retornam aos seus lares); recursos financeiros que são diretamente depositados em conta específica no Banco do Brasil, Agência 5317-1, Conta 685-0022; bem como pessoas que desejem doar um pouco do seu tempo e seu carinho para as crianças. Os interessados em ajudar devem procurar a AVOS, no Hospital Infantil, ou pelo (48)3251-9017.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img